Bahia domina o jogo e goleia o Sport em Pituaçu pela Copa do Nordeste

(Paula Fróes / Correio

O Bahia voltou a vencer e com autoridade na Copa do Nordeste. Com o domínio do jogo, o Tricolor goleou do Sport por 4 a 0, na tarde deste sábado (20), em Pituaçu, pela quarta rodada. Os gols da partida foram marcados por Patrick, Gabriel Novaes, duas vezes, e Rodriguinho para o time baiano.

Com o resultado, o time baiano chegou aos sete pontos e, neste momento, assumiu a liderança da tabela de classificação do Grupo A. Enquanto o Leão pernambucano segue na lanterna da chave B com apenas dois.

O Bahia volta ao gramado para encarar o CSA, na próxima terça-feira (23), às 21h30, no Rei Pelé, pela quinta rodada do Nordestão. Porém, neste domingo (20), às 16h, a equipe de transição do Tricolor enfrenta o Fluminense de Feira, no Joia da Princesa, pela sexta rodada do Campeonato Baiano.

O JOGO

Dono da casa, o Bahia começou o jogo trocando passes, com maior domínio da bola, enquanto o Sport, com o ferrolho montado apenas marcava e esperava o adversário. A primeira ação do Tricolor saiu pela esquerda com Matheus Bahia que cruzou rasteiro buscando Gilberto, mas Carlos Eduardo se antecipou, encaixou a bola, mas acabou sendo atingido e precisou de atendimento médico aos dois. O Esquadrão tentou novamente desta vez no contra-ataque de Gabriel Novaes que tentou a arrancada em bola esticada, mas o goleiro da equipe pernambucana saiu bem e agarrou a redonda. A resposta do Sport veio aos quatro. Em jogada pela direita, Ewerthon foi até a linha de fundo e cruzou. Douglas saiu bem e encaixou com segurança.

O Tricolor quase marcou o primeiro gol do clássico nordestino aos oito. Após bate-rebate na cobrança de escanteio, Juninho fura e a bola sobra com Gilberto que ajeita na medida para Rodriguinho. O meia bateu colocado e Carlos Eduardo fez uma grande defesa com uma mão e evitou que os donos da casa abrissem o placar em Pituaçu.

A resposta pernambucana veio aos 13 com Maidana assustando Douglas. Em jogada ensaiada, Betinho levantou e o zagueiro do Leão, no miolo da área, tocou de cabeça e a bola passou perto do poste direito da meta do Tricolor.

O Esquadrão chegou bem no ataque mais uma vez aos 15. Em boa jogada envolvente, Gilberto fez o pivô e Rodriguinho bateu de primeira da meia-lua, mas a bola subiu passando por cima da meta pernambucana.

Aos 21 Patrick carimbou a trave esquerda de Carlos Eduardo. O volante recebeu na intermediária e soltou a bomba. A pressão do Tricolor não parou por aí. Em seguida foi a vez de Daniel bater forte de fora da área obrigando o goleiro do Leão a fazer outra grande defesa para evitar o gol dos anfitriões. Depois, Patrick abriu com Matheus Bahia que fez o cruzamento. Maidana cortou, mas quase mandou contra o patrimônio. A bola passou perto da trave dos visitantes. O Sport respondeu aos 26. Ewerthon recebe em velocidade, invadiu a área e bateu por cima da meta de Douglas.

Patrick abre o placar com um golaço
O jovem Patrick abriu o placar para o Tricolor com um golaço aos 27 minutos. Rodriguinho recebeu e cortou o marcador na intermediária. Ele bateu e ela explodiu na defesa. Na sobra, Patrick recebeu soltou um balaço, a bola tocou no travessão antes de entrar no fundo do gol de Carlos Eduardo. Bahia 1×0 Sport

Douglas fez grande defesa aos 36. Bola levantada na área por Júnior Tavares achando Iago Maidana, que cabeceou pro chão. Ela quicou e o goleiro do Tricolor espalmou evitando o empate dos pernambucanos. A resposta do time baiano veio aos 39 com Gabriel Novaes, de cabeça, aproveitando a bola levantada por Rodriguinho e obrigou Carlos Eduardo a fazer nova defesa importante. Três minutos depois, quase o Bahia chegou ao segundo gol com Gilberto. O camisa 9 subiu mais do que o marcador e cabeceou para fora mandando perto da trave direita pernambucana.

Aos 44 minutos, Douglas fez outra grande defesa. Bola cruzada por Gustavo pela esquerda, Mikael cabeceou à queima-roupa e o goleiro tricolor, bem posicionado, defendeu de manchete para depois encaixar. O Tricolor quase ampliou aos 46. Nino disparou e recebeu lançamento. O lateral dominou e bateu por cima.

Gabriel Novaes amplia
O Bahia ampliou a vantagem com Gabriel Novaes aos 48 minutos. Nino foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Rodriguinho bateu e a bola explodiu em Adryelson, mas sobrou para o camisa 39 empurrar para o fundo do gol. Bahia 2×0 Sport

Segundo tempo

O Bahia voltou dos vestiários com a mesma formação que começou o jogo. Do outro lado, em desvantagem no placar, o Sport veio com uma alteração. Ricardinho deu lugar ao estreante atacante Jonas Toró.

O Tricolor tentou duas vezes em chance criada aos 12 minutos. Na primeira, Marcão bloqueou o chute de Rodriguinho. Na segunda, Patrick chutou por cima do gol.

Aos 13, o técnico Jair Ventura foi obrigado a fazer mais uma substituição no Leão pernambucano. Gustavo deixou o gramado de maca após se machucar e Neílton entrou na partida. Ao recomeçar, o Tricolor carimbou a trave dos visitantes mais uma vez aos 15. Matheus Bahia levantou no segundo pau e Lucas Fonseca subiu e cabeceou mandando no poste de Carlos Eduardo.

Rodriguinho faz o terceiro
O Bahia chegou ao terceiro gol com Rodriguinho aos 17 minutos. Juninho e Daniel tocaram a bola na defesa e Gilberto recebeu. O camisa 9 enfiou para o meia, que saiu na cara de Carlos Eduardo e bateu forte estufando as redes. Bahia 3×0 Sport

Carlos Eduardo fez boa defesa aos 21 em chute de Gilberto. Rodriguinho dominou e tocou para o camisa 9 bater para o gol. O goleiro se esticou e conseguiu espalmar evitando o quarto.

Gabriel Novaes anota o quarto
O quarto gol do Bahia foi marcado por Gabriel Novaes aos 33 minutos. Jogada pela esquerda, Gilberto bateu para o gol aproveitando o cruzamento, mas ficou na marcação. O camisa 39 pegou a sobra e chutou forte no ângulo anotando o segundo tento na partida transformando o triunfo em goleada. Bahia 4×0 Sport

O Tricolor ainda queria o quinto. Aos 41 minutos, Ramon dominou, limpou e bateu para o gol, mas Carlos Eduardo fez a defesa em dois tempos.

FICHA TÉCNICA
Bahia 4×0 Sport
Copa do Nordeste – 4ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 20/03/2021 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Léo Simão Holanda (CE)
Assistentes: Cleberson do Nascimento Leite e Eleutério Felipe Marques Junior (ambos do CE)

Cartões amarelos: Lucas Fonseca, Matheus Bahia (Bahia) / Dalberto, Betinho, Ítalo, Paulinho (Sport)

Gols: Patrick, Gabriel Novaes, duas vezes, Rodriguinho (Bahia)

Bahia: Douglas; Nino Paraíba (João Pedro), Lucas Fonseca, Juninho (Ignácio) e Matheus Bahia; Patrick, Edson (Raniele) e Daniel (Ramon); Rodriguinho, Gabriel Novaes e Gilberto (Alesson). Técnico: Dado Cavalcanti.

Sport: Carlos Eduardo; Ewerthon, Iago Maidana, Adryelson e Júnior Tavares; Marcão, Ricardinho (Toró) e Betinho (Ítalo); Dalberto, Gustavo (Neílton) e Mikael (Paulinho). Técnico: Jair Ventura.

  • TAGS