Bahia e Corinthians vivem crise nos bastidores após contratação de jovem talento

Diretoria paulista acusa Esquadrão de aliciamento de jogador; clube baiano se ampara em pagamento de multa rescisória

Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A contratação do jovem Kauê Furquim, de 16 anos, pelo Bahia gerou tensão entre as diretorias do Esquadrão e do Corinthians. O clube baiano pagou a multa rescisória de R$ 14 milhões do atleta, considerado o melhor da categoria 2009 do futebol brasileiro, sem informar previamente o time paulista.

O diretor da base do Corinthians, Carlos Roberto Auricchio, classificou a ação como “oportunismo barato” e “errada”, enquanto o clube emitiu nota oficial acusando o Bahia de aliciamento ilícito e rompendo relações institucionais com o Tricolor de Aço e o Grupo City. Segundo o Corinthians, o valor da transferência deveria ser de cerca de 50 milhões de euros, e o clube afirmou que tomará medidas jurídicas, recorrendo à CBF e à FIFA.

Por sua vez, o Bahia afirma que a contratação segue a prerrogativa legal do pagamento da multa rescisória, conforme previsto na Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/23), não configurando conduta ilícita. A situação evidencia uma crise institucional do Corinthians, que já enfrentou acusações semelhantes em janeiro de 2024, quando foi excluído do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro (MCFFB) após contratar um jogador do Palmeiras.

Além da polêmica envolvendo Kauê Furquim, o Corinthians lida com problemas financeiros e punições da FIFA por descumprimento de pagamento de 6,145 milhões de dólares referentes à contratação do zagueiro Felix Torres, resultando em um “Transfer Ban” que impede novas contratações.

O clima nos bastidores intensifica a rivalidade entre Bahia e Corinthians, que se enfrentam em partidas decisivas nesta semana. Nesta sexta-feira (15), às 21h, o time feminino do Bahia encara o Corinthians na Mercado Livre Arena Pacaembu, em busca da classificação às semifinais da Série A1 do Campeonato Brasileiro, após derrota por 2 a 1 na ida. No sábado (16), também às 21h, o time masculino visita a Neo Química Arena precisando de um resultado positivo para se manter no G-4 do Brasileirão, aproveitando a crise extracampo e os desfalques do rival.

google news
senac