Bahia é dominado e perde para o Athletico-PR no Brasileirão

Fernandão protege a bola de Paulo André na Arena da Baixada (Miguel Locatelli/Athletico Paranaense)

O Bahia segue sem vencer fora de casa no Brasileirão. Nesse domingo (12), o tricolor perdeu a segunda partida longe de Salvador no campeonato. Na Arena da Baixada, em Curitiba, foi dominado pelo Athletico-PR durante praticamente todo o jogo. A derrota por 1×0 ficou barata, já que a história da partida poderia ter narrativa de goleada.

O resultado ampliou a invencibilidade como mandante do Athletico-PR, que agora está há 12 jogos sem perder em casa. De quebra, o rival subiu da 8ª para a 6ª colocação na tabela. Já o Bahia caiu da 5ª para a 8ª posição.

BOLA EM JOGO 

O primeiro chute a gol do jogo foi dos donos da casa. De fora da área, Léo Cittadini arriscou e mandou longe da meta. Na segunda boa oportunidade, o Athletico-PR não desperdiçou. Nikão inverteu para Renan Lodi e ele cruzou para Mxro Rubem, que chutou para o gol. Douglas conseguiu defender a primeira tentativa, mas deu rebote. Rony aproveitou a sobra e abriu o placar na Arena da Baixada aos 10 minutos de bola rolando: 1×0.

Sem diminuir o ritmo, a equipe paranaense atacou novamente com Bruno Guimarães, mas ele mandou por cima do travessão. O Bahia tentou reagir com Artur, mas ele esbarrou na defesa rival. Rogério também tomou a iniciativa de fora da área, mas o goleiro Santos defendeu. Fernandão recebeu de Nino e bateu forte, mas a bola saiu pela linha de fundo. 

O camisa 20 tricolor voltou a ter a chance de empatar o jogo. Ele recebeu passe de Ramires e, na entrada da área, bateu à queima roupa para o centro do gol. Santos defendeu e roubou a cena. Sem conseguir manter a posse de bola, o Bahia tinha dificuldade para conter o ímpeto e velocidade do time do Athletico-PR. 

Em mais uma investida dos donos da casa, Nikão chutou de longe e exigiu boa defesa do goleiro Douglas. Sem dar espaço ao tricolor, o Athletico-PR chegou outra vez na sequência e mais uma vez esteve muito perto de ampliar o placar. Após escanteio, Bruno Guimarães cabeceou, Douglas defendeu, a bola bateu na trave e voltou em direção à meta, mas Nino Paraíba salvou em cima da linha. 

A etapa final começou com a mesma tônica da inicial: o Athletico-PR dominando as ações. Logo no primeiro minuto, a defesa do Bahia bate cabeça e Marco Rubem quase amplia o marcador. A bola tirou tinta da trave. Logo depois, Nikão ficou cara a cara com Douglas e o goleiro tricolor saiu bem para fazer a defesa. 

O Bahia respondeu após cobrança rápida de lateral. Fernandão disparou e bateu para o gol. Santos defendeu e deu rebote. Ramires tentou aproveitar, mas foi travado. Aos 23 minutos, o Esquadrão imprimiu velocidade e fez boa investida. Artur abriu pela direita e lançou para Shaylon. De primeira, o meia tocou para Élber, recebeu de volta e chutou para fora.

No final do jogo, o Bahia voltou a ser pressionado. Lucho mandou forte de fora da área e Douglas defendeu. Depois, o goleiro tricolor apareceu outra vez para defender a finalização de Marcom Rubem.  

PRÓXIMO 

O Bahia só volta a entrar em campo no domingo (19), quando enfrenta o São Paulo, às 11h, no Morumbi, pela 5ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Roger Machado não poderá contar com o lateral-direito Nino Paraíba, que levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Recém-contratado, Ezequiel é o substituto imediato e pode estrear com a camisa tricolor.

FICHA TÉCNICA
Athletico-PR 1 x 0 Bahia
Campeonato Brasileiro – 4ª rodada

Local: Arena da Baixada, em Curitiba
Data: 12/05/2019 (domingo) Horário: 19h
Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF) Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Daniel Henrique da Silva Andrade (DF)
VAR: José Claudio Rocha Filho (SP), auxiliado por Marcio Henrique de Góis e Alex Ang Ribeiro (ambos de SP)

Cartões amarelos: Erick, Renan Lodi (Athletico-PR) / Paulinho, Nino Paraíba e Gregore (Bahia)

Athletico-PR: Santos; Erick, Paulo André, Léo Pereira e Renan Lodi (Márcio Azevedo); Wellington, Bruno Guimarães, Léo Cittadini (Lucho González) e Nikão; Rony (Marcelo Cirino) e Marco Ruben. Técnico: Tiago Nunes.

Bahia: Douglas; Nino Paraíba, Ernando, Lucas Fonseca e Paulinho; Gregore e Douglas Augusto; Artur, Eric Ramires (Shaylon) e Rogério (Élber); Fernandão. Técnico: Roger Machado.

google news