Bahia garante vaga na final do Campeonato Baiano após empate com Jacuipense

-
Foto: Jefferson Peixoto / Ag. Haack / Bahia Notícias

O Bahia garantiu vaga na final do Campeonato Baiano. Na tarde deste domingo (2), o Tricolor ficou no empate em 2 a 2 com o Jacuipense, em Pituaçu, pelo jogo de volta da semifinal. Jadson e Jeferson Douglas marcaram para o time da capital baiana, enquanto Rafael Bastos e Raniele deixaram tudo igual para a equipe do interior. O Esquadrão de Aço venceu o confronto pelo placar agregado de 4 a 2.

O Esquadrão de Aço vai decidir o título estadual contra o Atlético de Alagoinhas. Por ter melhor campanha na competição do que o adversário, o time da capital tem a vantagem de fazer o segundo jogo da final em casa. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) ainda vai definir as datas, horários e locais dos duelos.

Antes de pensar no Baianão, o Bahia terá a decisão do título da Copa do Nordeste contra o Ceará na próxima terça-feira (4), às 21h30, novamente em Pituaçu. Em desvantagem no confronto, o Tricolor precisa vencer a partida por três gols de diferença para ser campeão ou ganhar por dois tentos a mais para levar a disputa para os pênaltis.

O JOGO

Logo com cinco segundos de bola rolando, Wesley Popó empurrou Marco Antônio e o árbitro assinalou a falta. A primeira investida da partida foi o Leão Grená, que precisa do resultado. Aos dois minutos, Thiaguinho foi lançado pelo lado esquerdo do ataque, invadiu a área e chutou a bola que balançou a rede, mas pelo lado de fora. Em seguida foi a vez do Tricolor chegar na defesa adversária com Nino Paraíba bateu fraquinho e Luan ficou com a bola sem problemas. Aos seis, a zaga do time de Riachão do Jacuípe bloqueou a finalização dos donos da casa após cobrança de escanteio.

Saldanha desperdiçou um bom contra-ataque aos 20 minutos. Elton disparou pelo meio e abriu com o atacante, que descia pela esquerda. O camisa 9 do Tricolor invadiu a área, cortou o marcador, mas chutou em cima de Railon. A resposta do Leão Grená veio dois minutos depois. Após pressão no ataque a bola foi colocada para escanteio. Na cobrança, Railon subiu e cabeceou, mas ela foi para fora.

O Leão Grená conseguiu uma boa chegada no ataque aos 32 em contra-ataque puxado por Mauri. Ele toca para Popó, que passa por Nino e cruza na área. Elias tenta a finalização de calcanhar, mas desvia a trajetória da bola que ia para Thiaguinho finalizar.

Jadson abre o placar
O Tricolor abriu o placar aos 35 minutos. Daniel encontra Saldanha pelo meio. O jovem abriu com o camisa 11 pela direita, que invadiu a área e bateu com força estufando as redes. Bahia 1×0 Jacuipense

E o Tricolor quase fez o segundo dois minutos depois. No contra-ataque, Saldanha recebe na ponta esquerda, passa pela marcação e finaliza rasteiro para fora.

Saldanha perde mais outro gol feito já aos 46. Na cobrança de escanteio do Leão Grená, Marco Antônio ficou com a sobra e puxou o contra-ataque em velocidade. O camisa 7 abriu com Saldanha, pela esquerda, que dominou, invadiu a área, mas finalizou mal e Luan fez a defesa.

Segundo tempo

Os dois times voltaram do vestiário com as mesmas formações da primeira etapa. O jogo recomeçou com as duas equipes tentando buscar o ataque, mas sem levarem muito perigo aos goleiros. Aos sete minutos, o Tricolor pediu pênalti após a bola bater no braço do zagueiro Matheus no desarme em cima de Marco Antônio. Mas o árbitro mandou o jogo seguir.

A primeira jogada com um pouco de emoção aconteceu aos nove. Raniele avançou pelo meio e levantou na área. Thiaguinho chegou por trás da defesa, mas cabeceou para fora. No minuto seguinte, o mesmo Thiaguinho recebeu na esquerda, cortou para o meio e chutou com curva, mas a bola passou longe da meta de Mateus Claus.

O Leão Grená quase chegou ao empate com Rafael Bastos. O meia recebeu pelo meio, dominou e bateu colocado, mas a bola passou tirando tinta do ângulo esquerdo da trave de Mateus Claus.

Depois de Saldanha, agora foi a vez de Marco Antônio desperdiçar um gol cara-a-cara com Luan aos 22 minutos. O camisa 7 partiu sozinho para o contra-ataque, invadiu a área, mas chutou em cima de Luan.

Jacuipense empata com a ‘Lei do ex’
Aos 24 minutos, a “Lei do ex” apareceu em Pituaçu. Ex-jogador do Bahia, Rafael Bastos marcou um golaço na cobrança de falta para deixar tudo igual. Bahia 1×1 Jacuipense

O Tricolor quase voltou a ficar na frente no placar aos 29. Também em cobrança de falta, Jeferson Douglas bateu com força e obrigou Luan a espalmar. A resposta do Leão Grená veio dois minutos depois. Mauri puxou pelo meio e tocou para Thiaguinho, livre na área. O atacante finalizou e Mateus Claus fez a defesa.

Tricolor desempata
O Tricolor desempatou o jogo aos 33 minutos com Jeferson Douglas. Caíque rolou para ele, que tocou na saída de Luan para recolocar os donos da casa na frente. Bahia 2×1 Jacuipense

Leão Grená empata
Mas o Leão Grená não deixou nem o Tricolor comemorar e empatou a partida aos 34 com Raniele. O volante pegou de primeira, de fora da área, mandou a bomba estufando as redes. Bahia 2×2 Jacuipense

O Jacuipense teve mais uma boa chance aos 40. Matheus pegou a sobra dentro da área e finalizou de meia bicicleta. No meio do gol, Mateus Claus encaixou sem dificuldades.

FICHA TÉCNICA
Bahia 2×2 Jacuipense
Campeonato Baiano – Semifinal (Jogo de volta)

Local: Pituaçu, em Salvador
Data: 02/08/2020 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Eziquiel Sousa Costa (CBF-Macarani)
Auxiliares: Jucimar dos Santos Dias e Carlos Eduardo Bregalda Gussen (ambos CBF-Salvador)

Cartões amarelos: Jadson, Elton, Ronaldo (Bahia) / Rafael Bastos (Jacuipense)

Gols: Jadson, Jeferson Douglas (Bahia) / Rafael Bastos, Raniele (Jacuipense)

Bahia: Mateus Claus; Nino Paraíba, Wanderson, Ernando e Zeca; Ronaldo, Elton (Edson), Jadson e Daniel (Alesson); Marco Antônio (Jeferson Douglas) e Saldanha (Caíque). Técnico: Roger Machado.

Jacuipense: Luan; Paulinho (Lucas), Matheus, Railon e Radar (Vicente); Raniele, Eudair (Rafael Bastos) e Mauri (Danilo Rios); Thiaguinho, Wesley Popó e Elias (Juninho). Técnico: Jonílson Veloso.

por Leandro Aragão – BN