Barbie brasileira: Biomédica que ajudou a sequenciar DNA do coronavírus é homenageada com boneca

Foto: Divulgação

A Mattel divulgou uma nova coleção de bonecas Barbie, que presta homenagem às cientistas que atuaram de forma decisiva no combate à Covid-19. São 6 bonecas, cada uma delas fazendo referências a uma profissional, incluindo a biomédica brasileira Jaqueline Góes de Jesus, que fez parte da equipe responsável pelo sequenciamento genético do novo coronavírus logo após os primeiros casos da doença no Brasil.

Jaqueline é natural de Salvador (Bahia) e tem 31 anos. Graduada em Biomedicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, ela também é Mestre em Biotecnologia em Saúde e Medicina Investigativa (PgBSMI) pelo Instituto de Pesquisas Gonçalo Moniz — Fundação Oswaldo Cruz (IGM-FIOCRUZ) e Doutora em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia em associação com o IGM-FIOCRUZ.

A equipe da biomédica trabalhou sob coordenação da imunologista Ester Cerdeira Sabino. O sequenciamento genético do SARS-CoV-2 foi feito em 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil. A média mundial de duração desse processo é de 15 dias.

Além de Jaqueline, foram homenageadas pela coleção a enfermeira Amy O’Sullivan, que tratou do primeiro paciente com Covid-19 no Hospital Wycoff, no Brooklyn (Nova York); a médica Audrey Cruz, atuante da linha de frente em Las Vegas e conhecida por sua luta contra a discriminação; Kirby White, médica australiana que ajudou a criar um avental cirúrgico reutilizável para trabalhadores da linha de frente da pandemia; Chika Stacy Oriuwa, psiquiatria canadense que atua contra o racismo sistêmico na área da saúde, e a britânica Sarah Gilbert, que liderou a criação da vacina Oxford-AstraZeneca.

A coleção faz parte da série “Mulheres Inspiradoras”, que a Mattel vem trabalhando desde 2018 para apresentar mulheres com atuações importantes em diferentes setores da sociedade. Frida Kahlo, Amelia Earhart e Maya Angelou foram algumas das mulheres já homenageadas pela linha.

A Mattel ainda não divulgou informações sobre vendas. (MSN)

google news