O Barcelona retirou o jogador Daniel Alves da lista de lendas do clube, após o brasileiro ser condenado a quatro anos e seis meses por agressão sexual, na Espanha – crime equivalente ao de estupro no Brasil.
A lista conta com 102 atletas e inclui jogadores que se destacaram pelo clube desde sua fundação, em 1899. Os últimos a entrarem na lista foram Jordi Alba, Sergio Busquets e Gerard Piqué.
Daniel Alves defendeu o clube por nove temporadas. Sua primeira passagem foi entre os anos de 2008 e 2016, posteriormente ele retornou ao elenco em 2021, onde passou sete meses. O Barcelona só realizou a retirada do nome após a sentença da Justiça, proferida na última quinta-feira (22).
O jogador brasileiro está preso desde o dia 20 de janeiro de 2023. O crime aconteceu em boate de Barcelona. Durante o processo, ele apresentou quatro versões diferentes sobre o caso.
A sentença, de 61 páginas, considera provado que “o acusado agarrou bruscamente a denunciante, derrubou-a no chão e, impedindo-a de se mover, penetrou-a, apesar de a denunciante dizer que não, que queria ir embora”.
(Metro1)