BBB22: Web acusa Arthur de gaslighting durante ‘Jogo da Discórdia’

Foto: Globo

Durante a exibição do ‘Jogo da Discórdia’ desta segunda-feira (21), o público que acompanha o BBB22 acusou Arthur Aguiar, através das redes sociais, de cometer gaslighting contra algumas das sisters durante a dinâmica. Alguns internautas, inclusive, puxaram outros momentos do jogo para reforçar o argumento que caracteriza o brother como manipulador.

Para quem não sabe, gaslighting é um termo em inglês que ainda não possui tradução para português. Os especialistas o definem como uma forma de violência psicológicasutil, onde o abusador mente, distorce a realidade e sempre omite informações.

Nesse tipo de ataques, é comum ouvir falas como “Você está ficando louca?” ou “Você está exagerando”. É um tipo de agressão onde mulheres acabam se tornando as principais vítimas, especialmente para pessoas que nutrem atitudes machistas em sua personalidade.

Na internet, o público se revoltou com a atitudes do brother durante a discussão que teve com Laís. Na briga, a sister argumentou que o ator tenta a diminuir em todas os embates. “Te acho arrogante por isso porque só você sabe falar, não erra nada. Comigo, você diz que não sei o que estou falando, que dou show, que sou rasa e me diminui“, comentou a sister.

A ex-BBB Ana Paula Renault, inclusive, foi uma das primeiras a se posicionar após as atitudes do jogador dentro do programa. “Perturbadoras as falas do Arthur. Gaslighting total. Manterrupting. Que gatilho horroroso”, desabafou.

O termo, rapidamente, cresceu entre os Assuntos do Momento do Twitter, chegando a quarta posição. Entre os tweets, algumas pessoas acusavam e criticavam Arthur Aguiar, enquantos outras o defendiam. Foi trazido à tona, também, o caso de traição do ator com Maíra Cardi, fazendo alguns internautas se questionarem se ela não teria sido uma vítima do brother.