Bilionário Marcelo Claure avança em negociação para assumir SAF do Botafogo

Dono do Bolívar e sócio de clubes ligados ao City Football Group, empresário boliviano surge como nome forte em negociações envolvendo o futuro do clube carioca

Treino do Botafogo - Foto: Vitor Silva | Botafogo

O empresário Marcelo Claure, apontado como um dos homens mais ricos da Bolívia, aparece como um dos principais nomes ligados às negociações para assumir o controle da SAF do Botafogo. O investidor é proprietário do Club Bolívar e coproprietário do Girona FC e do New York City FC, equipes que integram o grupo de investimentos ligado ao futebol internacional.

Sem mencionar diretamente o Botafogo, Claure comentou recentemente sobre o interesse de um fundo de investimentos do qual faz parte em adquirir participação em um clube brasileiro.

“Por meio de outro fundo de investimentos que possuo, estamos vendo potencial em um time no Brasil. Há um fundo de investimentos no qual tenho controle e que está bastante avançado para salvar esse clube”, afirmou em entrevista ao portal Bloomberg Línea.

A movimentação acontece em um momento delicado para o clube carioca, que atravessa disputas judiciais envolvendo o empresário John Textor, atualmente afastado do comando das ações da SAF alvinegra.

Nos bastidores, a negociação com a GDA Luma aparece em estágio avançado. O fundo tornou-se credor do Botafogo após um empréstimo inicial de US$ 25 milhões solicitado por Textor em fevereiro deste ano. Com o avanço do processo de recuperação judicial da SAF, a dívida teria aumentado para aproximadamente US$ 55 milhões.

Além dos investimentos no futebol, Marcelo Claure possui forte atuação no setor empresarial internacional. Ele também ocupa a vice-presidência da Shein e já exerceu o cargo de CEO do SoftBank Group, uma das maiores companhias globais de tecnologia e investimentos.

Caso a negociação seja concluída, o Botafogo poderá iniciar uma nova fase administrativa em meio a desafios financeiros e esportivos que marcam o atual cenário do clube.

google news
senac