Black Friday deve aumentar em 4,3% o percentual de vendas, aponta Fecomércio-BA

O montante que deve circular nas compras em setores ligados à data é 4,3% superior ao de 2022

Foto: Aloisio Mauricio/Fotoarena/Estadão Conteúdo

A projeção da Fecomércio-BA é que a movimentação no mês de novembro gire em torno de R$ 7,2 bilhões, o que representa alta anual de 4,3%. Segundo a entidade, o mês de novembro deve ser, em média, positivo para os setores envolvidos na segunda data mais importante para o varejo no segundo semestre.

A maior variação estimada é do setor de Vestuário, Tecidos e Calçados, de 7,6%, seguido de Farmácias e Perfumarias, de 7,5%. Os supermercados também seguem na tendência positiva e devem crescer 5,4% na comparação com novembro do ano passado.

No levantamento não foram considerados alguns segmentos por não haver uma relação direta com o evento, com o de Concessionárias de Veículos, Materiais de Construção e o grupo Outras Atividades.

Outro ponto importante da estimativa da Fecomércio-BA é que se trata exclusivamente do varejo físico. Setores como o de Eletrodomésticos e Eletrônicos têm forte demanda do mercado online, o que acaba sendo um grande competidor nos estabelecimentos no estado. Tanto que a projeção para o mês, para esse segmento, é de queda de -6,3%.

De qualquer forma, vale ressaltar que os preços de produtos eletrônicos já estão mais em conta em relação a 2022. De acordo com dados do IPCA-15, o televisor apresenta queda de 15,76% e os computadores pessoais com recuo de 12,06%.

Por fim, as lojas de Móveis e Decoração devem apresentar recuo de 6,6%. A taxa de juros elevada prejudicou o mercado imobiliário e, por consequência, impacta toda uma cadeia, reduzindo a demanda.

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