A Bolsa de Valores do Brasil registrou mais uma alta significativa e recuperou os 118 mil pontos nesta terça-feira (29), ao passo que o dólar caiu para R$4,85, após a divulgação de dados de empregos nos Estados Unidos que chegaram aquém das expectativas. As informações são do O Tempo.
A indicação de desaceleração do mercado de trabalho americano fortaleceu as apostas de que o aumento das taxas de juros nos EUA está próximo do fim, trazendo otimismo para o mercado. Com isso, a bolsa brasileira contornou com o suporte dos índices internacionais, que encerraram em alta, e o dólar recuou em relação ao real e a outras moedas.
Dessa forma, o Ibovespa acabou o dia com um aumento de 1,09%, atingindo os 118.403 pontos, enquanto a moeda americana teve uma queda de 0,44%, fechando o dia cotado a R$4,853.
O Departamento de Trabalho dos EUA divulgou que o número de vagas de emprego em aberto no país diminuiu pelo terceiro mês consecutivo em julho, mostrando uma desaceleração gradual da atividade econômica americana.
A resiliência do mercado de trabalho nos Estados Unidos tem sido uma das preocupações do mercado nos últimos meses. Esse indicador é acompanhado pelo Fed (Federal Reserve, o banco central americano) para a tomada de decisões sobre as taxas de juros no país, e um mercado de trabalho aquecido é um dos fatores que podem levar o banco a manter a política monetária restritiva ao longo deste ano.
Com os números divulgados hoje, a avaliação do mercado é de que as chances de um novo aumento nas taxas de juros em 2023 diminuíram. (BNews)