Antes de seguir viagem para a Assembleia-Geral da ONU, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) transmitiu oficialmente o cargo ao vice-presidente Hamilton Mourão. O ato, no Palácio do Planalto, foi marcado por uma foto entre os dois. Como praxe, o Brasil abre o evento, que será sediado em Nova York (EUA). Bolsonaro faz nesta terça (24) sua estreia na abertura do evento, e terá pela frente um discurso em que tentará reduzir os danos na imagem do Brasil após os embates diplomáticos em torno da questão de queimadas na Amazônia.
A ida do presidente aos Estados Unidos foi confirmada na sexta (20) e estava condicionada aos resultados dos exames médicos e à avaliação clínica de equipe de São Paulo que voou a Brasília somente para consultá-lo. A viagem de Bolsonaro e da comitiva que o acompanhará aos EUA foi marcada para hoje, às 7h.
O retorno ao Brasil está previsto para quarta 25. A volta, contudo, pode ser antecipada para terça à noite. Inicialmente, a viagem previa ainda uma ida ao Texas, onde Bolsonaro se encontraria com empresários, mas esse trecho foi cancelado da agenda. Reuniões bilaterais programadas também foram suspensas.
(Com UOL)