Box braids: tudo o que você precisa saber sobre as tranças sintéticas no cabelo

-Foto: Instagram/ @emanuellymagal
Foto: Instagram/ @emanuellymagal

Se você está enjoada do seu visual e quer dar uma repaginada impactante ou está passando por transição, as box braids são uma opção muito estilosa. Para quem não conhece essa técnica, trata-se de tranças feitas com material sintético que são trançadas ao seu cabelo natural. O look caiu no gosto das meninas de cabelo crespo e já pode ser encontrado em tons castanhos, loiros, pretos e coloridos. Além da diversidade de cores, os diferentes comprimentos também ajudam a aumentar o comprimento das suas madeixas, mas tudo vai depender do seu gosto e do material que escolher utilizar. Confira a matéria e saiba tudo sobre o procedimento!

Foto: Instagram / @nailciaof

PESQUISE PROFISSIONAIS POR INDICAÇÃO E DE SUA CONFIANÇA

Quer colocar tranças sintéticas? O primeiro passo é se certificar de que seus cabelos estão saudáveis, assim você evita a quebra dos fios por descuido. Por isso é sempre bom está com o cronograma atualizado; nutrição, hidratação e reconstrução. O segundo passo é pesquisar bons profissionais. Indicações de amigas ou meninas que já utilizaram são sempre bem-vindas! Uma alternativa é buscar grupos e comunidades nas redes sociais de pessoas que usam as tranças há um certo tempo, elas com certeza terão muitas dicas.


Foto: Instagram / @ize_leal

QUAL O MATERIAL PODE SER USADO PARA FAZER AS TRANÇAS?

As tranças são feitas de fios sintéticos e o cabelo próprio da pessoa. Os materiais mais conhecidos são o jumbo e o kanekalon. Para muitas mulheres há uma preferência em usar o jumbo, que é mais leve e as pontas podem ficar soltas. O kanekalon tem um pouco aparência de plástico, tipo “cabelo de boneca” além de pesar mais. Além destas opções, as tranças de lã também ganham os corações e cabeças por aí porque são fios de tricô, o que favorece uma redução do custo do material e do peso e, ainda, possibilita a escolha entre uma grande variedade de cores disponíveis.


Foto: Instagram/ @rebeca_amorim

TRANSIÇÃO CAPILAR? PODE SER UMA BOA OPÇÃO?

Passar pela transição capilar nem sempre é fácil, requer dedicação pra conseguir lidar com a parte cacheada e a lisa. Mas, você sabia que até nessa fase as box braids ajudam? Sim! As queridinhas tranças são ótimas opções para quem está na transição e tem medo de investir no big chop, pois além de ser estilosa, mantém a parte sem textura escondida, demais né? Só se lembre que os cuidados devem ser mantidos para os cachinhos crescerem fortes e saudáveis.


Foto: Instagram/ @_geehloopes16

QUANTO TEMPO DURA E QUAL A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO?

O visual dura três meses, mas antes de completar esse tempo é importante fazer a manutenção, que nada mais é que tirar algumas tranças da frente, levar o cabelo e refazer com um novo jumbo, ou qualquer material no qual esteja usando. Respeitar o período de manutenção junto a seu profissional de confiança é muito importante para que os cabelos não sofram danos na hora de retirar a fibra sintética. Também, no intervalo entre a retirada e a reaplicação das tranças, o ideal é deixar os fios naturais descansarem por alguns dias e submetê-los a tratamentos de hidratação. Os preços podem variar de acordo com o tamanho das tranças e o material utilizado.


Foto: Instagram/ @jhu.santy.silva

CUIDADOS COM AS BOX BRAIDS

As tranças sintéticas requerem uma atenção especial para que o cabelo natural não danifique. É recomendável lavá-las toda semana, utilizando apenas shampoo, caso seu cabelo seja oleoso. Quem quiser manter o cronograma capilar, não tem problema, fique atenta apenas para não deixar nenhum resíduo nos fios. Segue outras dicas:

  • Secar muito bem para evitar umidade e proliferação de fungos;
  • Opte por óleos vegetais na raiz;
  • Usar touca de cetim ou seda para dormir, evitando o desmanche das trancas e o aparecimento de frizz;

Para adotar as tranças, nada melhor do que pesquisar e procurar inspirações, tanto para escolher a melhor fibra para o dia a dia, tanto na melhor escolha das incrementações para um look de sucesso com as box braids. Se joga! (Fonte: Salonline/ Fiquediva)