A seleção brasileira, anfitriã da edição da Copa América 2019, abre, nesta sexta-feira (14), o torneio. O confronto será contra a seleção da Bolívia, às 21h30, no Estádio do Morumbi, em São Paulo. Mais de 67 mil ingressos já foram vendidos para a partida de abertura.
O árbitro do jogo será o argentino Nestor Pistana. Ele será auxiliado por Hernán Maldana e Juan P. Belatti, também argentinos. O quarto árbitro será o equatoriano Roddy Zambrano.
O Brasil já conquistou oito vezes o torneio, quatro delas quando sediou a competição. O último triunfo foi em 2007. A Bolívia ganhou o torneio em uma ocasião, em 1963, quando disputou a competição como país organizador.
Copa América
A Copa América 2019 será disputada pelos dez países integrantes da Conmebol e por dois países convidados, Japão e Catar. Os jogos serão realizados em cinco capitais: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Na primeira fase, os 12 países foram divididos em três grupos. O Brasil está no Grupo A e pegará as seleções da Bolívia, Venezuela e Peru. O Grupo B é formado pelas equipes da Argentina, Colômbia, Paraguai e Catar. Fazem parte do Grupo C o Uruguai, Equador, Chile e Japão.
Classificam-se para as quartas de final os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros colocados. A partir dessa fase, os jogos serão eliminatórios.
O atual campeão da competição é o Chile.
Cerimônia de abertura
Pouco antes do início da partida desta sexta-feira, às 21h10, haverá a cerimônia de abertura. O evento terá 10 minutos de duração e contará a história do sonho de 12 crianças, cada uma delas representando um dos países que disputarão a competição. Segundo a organização, a história será dividida em duas etapas: a segunda parte será contada no encerramento.
Durante a cerimônia, Léo Santana e a colombiana Karol G apresentarão a música-tema da Copa América deste ano, Vibra Continente. O presidente Jair Bolsonaro deverá acompanhar o primeiro jogo da seleção. (Bahia.Ba)