O Brasil ficou com o vice-campeonato da Liga das Nações de Vôlei Feminino 2026 ao perder para a Turquia por 3 sets a 1, neste domingo (26), em Macau, na China. Com o resultado, a seleção brasileira voltou a bater na trave e terminou a competição como vice pela quinta vez em oito edições da VNL.
As parciais da decisão foram de 25/23, 23/25, 24/26 e 21/25.
Além disso, a derrota interrompeu a boa campanha da equipe comandada por José Roberto Guimarães, que chegou à final embalada, mas não conseguiu manter o ritmo diante das turcas.
Brasil começou melhor, mas perdeu intensidade na decisão
A seleção brasileira iniciou a partida com autoridade e conquistou o primeiro set após boa atuação ofensiva e consistência na defesa. No entanto, a Turquia cresceu durante o confronto e passou a dominar as ações.
Além disso, o Brasil enfrentou dificuldades na recepção e na distribuição das jogadas. O bloqueio turco também fez a diferença nos momentos decisivos.
Segundo as estatísticas da final, a Turquia marcou 17 pontos em erros brasileiros, contra 12 cometidos pelas adversárias. No bloqueio, o equilíbrio prevaleceu, mas as turcas levaram vantagem por 14 a 13.
Vargas brilha e decide a final da VNL
A grande protagonista da decisão foi Melissa Vargas. A oposta liderou o ataque da Turquia e encerrou a partida com 33 pontos, sendo decisiva na conquista do título.
Enquanto isso, Ana Cristina foi o principal destaque do Brasil, anotando 25 pontos e sendo a maior pontuadora da seleção.
Como foi a decisão
O Brasil abriu vantagem logo no primeiro set e conseguiu controlar a reação da Turquia para vencer por 25 a 23.
No segundo set, porém, a equipe brasileira caiu de rendimento. As turcas cresceram no bloqueio e empataram a partida ao fechar a parcial também em 25 a 23.
Em seguida, o terceiro set foi bastante equilibrado. O Brasil buscou o empate após sair atrás, mas a Turquia aproveitou melhor os momentos finais e venceu por 26 a 24, virando o confronto.
Por fim, a seleção brasileira reagiu no quarto set e chegou a assumir a liderança em 19 a 18. No entanto, voltou a cometer erros decisivos. A Turquia manteve a eficiência ofensiva e fechou a parcial em 25 a 21, garantindo o título da VNL.
Próximo desafio será o Sul-Americano
Agora, o Brasil volta as atenções para o Campeonato Sul-Americano de Vôlei Feminino, que será disputado entre os dias 8 e 13 de setembro, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.
Além do título continental, a competição ganhou ainda mais importância no ciclo olímpico. Dessa forma, a equipe campeã garantirá vaga direta nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.
José Roberto Guimarães buscará utilizar o torneio para recolocar a seleção no caminho das conquistas e iniciar uma nova preparação rumo ao principal objetivo do ciclo olímpico.
📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais notícias em tempo real.
🌐 Acesse vozdabahia.com.br e fique informado sobre os acontecimentos da Bahia, do Brasil e do mundo.





