O Brasil poderá registrar cerca de 860 mil casos prováveis de dengue em 2027. A estimativa faz parte de um relatório elaborado por 130 especialistas de oito países, com participação de instituições de pesquisa, e apresentado nesta sexta-feira (6), durante o webinário Preparação para a temporada de dengue 2027.
O levantamento aponta que o país deve enfrentar um cenário epidemiológico semelhante ao dos dois anos anteriores, 2025 e 2026. A projeção considera diferentes fatores relacionados à circulação do vírus e às condições climáticas, incluindo a expectativa de ocorrência de um super El Niño durante o verão.
O estudo foi desenvolvido com a participação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Fundação Getulio Vargas (FGV), do Mosqlimate e do InfoDengue, entre outras instituições, e apresentado ao Ministério da Saúde.
A iniciativa também ampliou o monitoramento de outras arboviroses. Em 2026, os pesquisadores passaram a incluir projeções de casos de chikungunya nos estados brasileiros. Assim como a dengue, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode provocar febre e dores intensas nas articulações.



