Brasil registra primeira morte por dengue em 2026

Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases/Unsplash

O Brasil confirmou a primeira morte causada pela dengue em 2026. A vítima é um homem de 53 anos, morador de Nova Guataporanga, no interior de São Paulo. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, ele apresentou os primeiros sintomas no dia 3 de janeiro e não resistiu às complicações da doença.

Apesar do óbito ter ocorrido neste ano, o caso entrou nas estatísticas de 2025, por conta de critérios técnicos de notificação epidemiológica. Até o momento, não há outras mortes confirmadas ou em investigação por dengue em 2026 no estado paulista.

📍 Região em alerta

Nova Guataporanga faz parte da região de Presidente Prudente, que apresenta uma das maiores incidências de dengue em São Paulo, acima da média estadual. Em todo o estado, já são mais de 3,7 mil casos prováveis registrados neste início de ano.

📊 Cenário nacional

No Brasil, 2026 já soma 9.667 casos prováveis de dengue, com três mortes em investigação. Em 2025, o país enfrentou um dos piores cenários da história, com mais de 1,6 milhão de casos e 1.780 óbitos.

As autoridades de saúde reforçam a importância da prevenção, eliminando focos de água parada e procurando atendimento médico aos primeiros sintomas.

#Dengue, #SaúdePública, #AlertaDengue, #SãoPaulo, #Brasil, #CombateÀDengue, #AedesAegypti

google news
senac