Brasil tem sete universidades no top 10 da América Latina; Ufba está fora

-
(USP Imagens/Divulgação)

O Brasil tem sete universidades entre as 10 melhores da América Latina, segundo a avaliação de um dos principais rankings do mundo, o THE (Times Higher Education). A Universidade Federal da Bahia (Ufba) ficou mais uma vez de fora. No ranking anterior, eram seis.

A edição 2020 do ranking das universidades latino-americanas foi divulgada nesta terça-feria (7). Apesar de o Brasil ter o maior número de instituições no top 10, a liderança é da PUC-Chile (Pontifícia Universidade Católica do Chile).

A instituição chilena repete a posição que obteve no ano passado, quando ultrapassou de uma vez só USP (Universidade de São Paulo) e Unicamp (Universidade de Campinas). As universidades paulistas também permanecem nas mesmas posições na comparação com o ranking anterior: enquanto a USP aparece no segundo lugar, a Unicamp fica com o terceiro.

Também aparecem na listagem a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que dividem a quinta colocação; a PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro), que caiu do quarto para o sétimo posto neste ano; a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que subiu do décimo segundo para o nono lugar; e a Unesp (Universidade Estadual Paulista), que se mantém na décima colocação.

Entre as sete universidades brasileiras mais bem colocadas, seis são do Sudeste – a UFSC é a única da região Sul.

O ranking é elaborado com base em cinco indicadores principais: ensino, pesquisa, citações, visão internacional e transferência de conhecimento para a indústria. As instituições recebem uma pontuação para cada um desses critérios, que têm pesos diferentes para a nota final.

Essas notas, no entanto, não foram divulgadas até o momento. Assim, não é possível mensurar se as flutuações entre as posições no ranking são resultado de piora nas avaliações das instituições ou se houve um acirramento na concorrência entre elas. (Correios)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui