Mais times femininos terão a chance de competir no futebol nacional a partir do próximo ano. Nesta terça-feira (18), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a criação da divisão A3 para o Campeonato Brasileiro Feminino.
Na divulgação feita pela entidade, a CBF explica que o A3 terá um clube participante de cada estado, um do Distrito Federal, quatro times pertencentes clubes de melhor posicionamento no Ranking Nacional de Clubes de Futebol Masculino de 2022 e uma equipe de clube da federação melhor posicionada no Ranking Nacional de Federações de Futebol Feminino de 2022.
Caso as campeãs estaduais ou as equipes melhor ranqueadas já estejam participando de outra divisão do Brasileirão Feminino, a vaga será cedida aos melhores posicionados em sequência.
Segundo a CBF, o futebol brasileiro passará a ter 64 clubes participando oficialmente de competições nacionais a partir da criação da nova divisão.
Atualmente, os times femininos profissionais têm a oportunidade de jogar as Séries A1 e A2, e a Super Copa do Brasil.Entre competições de base, a CBF organiza o Brasileiro Feminino Sub-18, Sub-16 e a Liga de Desenvolvimento Conmebol Sub-16 e Sub-14. (BN)