O brasileiro aprova sua postura individual, mas reprova o comportamento da população em geral quanto às medidas para prevenir a contaminação pela Covid-19. Os dados são de levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta quarta-feira (20).
Ao responderem a pergunta “Que nota de 0 a 10 o(a) Sr(a) daria para seu comportamento quanto à prevenção à COVID”, a maior parte dos entrevistados deu nota média de 7,7. Nos estados da região Nordeste, as 560 pessoas ouvidas atribuíram desempenho 7,6 na escala medida pela pesquisa.
Quando o assunto é o comportamento geral da população, a percepção, no entanto, deteriora consideravelmente. Questionados sobre “Que nota de 0 a 10 o(a) Sr(a) daria para o comportamento da população brasileira quanto à prevenção à COVID?”, os brasileiros disseram dar nota 4,2 para suas posturas, mesma média encontrada nos estados da região Nordeste.
A pesquisa ouviu 2.080 pessoas em 238 municípios, nos 26 estados e no Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de janeiro deste ano. Do total, 906 entrevistas foram feitas no Sudeste; 560, no Nordeste; 313 foram realizadas no Norte e no Centro-Oeste; e 301 no Sul do país. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. (BN)