Um brasileiro foi vítima de racismo e xenofobia dentro de um ônibus na cidade de Porto, na última quinta-feira (12). A situação foi registrada em vídeo pela própria vítima e acabou viralizando nas redes sociais.
Nas imagens, um homem português aparece fazendo ofensas contra o imigrante brasileiro, utilizando termos racistas e mandando que ele “voltasse para sua terra”. Durante a discussão, o agressor ainda afirmou que já havia “matado pretos nas guerras coloniais” e fez outros comentários ofensivos.
O mesmo homem também passou a atacar verbalmente uma passageira que estava sentada na parte traseira do ônibus. A atitude provocou reação de outros passageiros, que se posicionaram contra as agressões e exigiram respeito dentro do transporte público.
Diante da situação, o motorista do ônibus determinou que o agressor deixasse o veículo e avisou que não continuaria a viagem caso ele permanecesse no local.
Ao se dirigir para a saída, o homem acabou agredindo fisicamente o motorista. Ele foi contido por pessoas que estavam no ônibus e retirado do transporte.
O caso gerou grande repercussão nas redes sociais e reacendeu debates sobre episódios de racismo e xenofobia enfrentados por imigrantes em países europeus.





