Os brasileiros que na última quinta-feira (9) haviam sido autorizados a deixar Gaza chegaram à cidade de Rafah, na fronteira com o Egito, na sexta-feira (10), mas foram frustrados após o fechamento da fronteira. Há ainda, no entanto, a expectativa de que a passagem seja reaberta ainda neste sábado (11), o que pode permitir a saída do grupo de 34 pessoas, formado por brasileiros e familiares.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, prega cautela e afirma que ainda não é possível cravar a data da saída. O governo brasileiro articula a elaboração de uma nova lista e continua em negociações para repatriar o grupo.
Os brasileiros aguardavam há dez dias e sete lista de autorizados até que seus nomes foram inclusos. A expectativa era que eles conseguiriam sair da região na manhã de sexta-feira (10), mas nem os brasileiros e nem os nacionais de outros países presentes na lista conseguiram.
O grupo chegou a ser mobilizado até a região do posto de controle da fronteira, mas ela não foi aberta. Segundo o ministro, isso aconteceu porque a fronteira fica aberta por poucas horas para a passagem de ambulâncias com feridos e para os cidadãos de outras nacionalidades autorizados. Na sexta-feira, segundo o ministro, “não teve passagem de Gaza para o Egito por impossibilidade de terminarem de passar as ambulâncias”
(Metro 1)