O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (29) que a passagem de ônibus na capital baiana deve passar por novos reajustes nos próximos anos. Segundo o gestor, as atualizações estão previstas no contrato de concessão do transporte público e seguem critérios técnicos e jurídicos previamente estabelecidos.
A declaração foi feita durante entrevista coletiva no Festival Virada Salvador. De acordo com Bruno Reis, o cálculo do reajuste considera fatores como o custo do diesel e o período de correção contratual. “Existe um contrato de concessão que regulamenta. É uma fórmula paramétrica que analisa o período, pesa a correção do diesel e estabelece esse reajuste”, explicou.
O prefeito também detalhou o funcionamento do subsídio pago pelo município ao sistema de transporte. Atualmente, a tarifa cobrada ao usuário é de R$ 5,60, enquanto a chamada tarifa técnica — que representa o custo real do serviço — é de R$ 6,19. A diferença de R$ 0,59 por passageiro é bancada pela Prefeitura de Salvador.
Segundo Bruno Reis, considerando uma média de 14 milhões de passageiros por mês, o subsídio representa um impacto significativo no orçamento municipal ao longo do ano. Ainda assim, ele afirmou que o modelo deve ser mantido, inclusive em 2026, como forma de garantir o equilíbrio financeiro do sistema e evitar repasses ainda maiores ao usuário.
O prefeito comparou o reajuste da tarifa de ônibus a outros contratos públicos do município, como o da limpeza urbana, destacando que a correção periódica é uma exigência legal. “Quando o contrato completa seu aniversário, tem que haver o reajuste do período”, concluiu.





