Cachoeira: deputada Fabíola se solidariza com prefeita ameaçada de morte

Eliana Gonzaga é a primeira mulher, negra, eleita prefeita do município de Cachoeira, tendo recebido no dia 15 de novembro de 2020 10.448 votos / Foto: Divulgação

A prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga, que vem sofrendo reiteradas ameaças, inclusive de morte (reveja aqui), desde que assumiu o mandato, recebeu total apoio da deputada Fabíola Mansur (PSB). A parlamentar socialista apresentou moção neste sentido na Assembleia Legislativa.

Eliana Gonzaga é a primeira mulher, negra, eleita prefeita do município de Cachoeira, tendo recebido no dia 15 de novembro de 2020 10.448 votos. Seu adversário, Fernando da Silva Pereira, prefeito que estava no terceiro mandato, obteve 7.913 votos.

“A votação de Eliana foi uma resposta clara da população cachoeirana pela mudança, renovação e transparência na administração pública”, considera Fabíola. Para tanto, os eleitores escolheram uma mulher negra, de origem humilde e vinda do movimento sindical ligado à agricultura familiar.

Fabíola conta no documento que, desde a sua posse, a prefeita vem recebendo graves e constantes ameaças, “inclusive de atentado à sua vida, para que ela renuncie ao mandato para o qual foi eleita democraticamente pelo povo da histórica Cachoeira”.

“As dinâmicas racistas e patriarcais que moldam a estrutura política brasileira fomentam cotidianamente violências contra mulheres eleitas democraticamente, a exemplo de Eliana Gonzaga”, avalia a parlamentar.

A deputada considera que desde o primeiro dia de mandato, a prefeita Eliana tem pautado sua gestão pelo compromisso em fazer uma administração competente, com destaque na saúde humanizada, na educação, fomento à agricultura familiar, valorização da cultura e incremento do turismo, além da promoção de políticas públicas voltadas para as mulheres, crianças e adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e a comunidade LGBT+.

“Não podemos aceitar as agressões e desrespeito sofridos pela prefeita Eliana no exercício legítimo do seu mandato”, assevera, ressaltando que. “Eliana é uma mulher de luta, de fibra e que tem dedicado seu importante trabalho à defesa do desenvolvimento da sua amada Cachoeira, com foco no social, a política que transforma”.

Política Livre