Números da StoneX levantados após um giro pelas principais regiões produtoras de café do país mostram que o grão terá alta de 4,2% na comparação com o ciclo anterior. A safra de café do Brasil na temporada 2024/25, com colheita começando nos próximos meses, foi estimada nesta quarta-feira (21) em 67 milhões de sacas de 60 kg,.
Apesar do aumento na produção, a safra ficará abaixo do potencial por influência dos efeitos climáticos do El Niño, disseram os analistas Fernando Maximiliano e Glenio Caetano, em relatório divulgado nesta quarta-feira.
“No Brasil, o El Niño provocou uma sequência de ondas de calor que ultrapassaram os 40ºC em grande parte do cinturão cafeeiro. Além disso, devido ao fenômeno, grande parte do cinturão cafeeiro teve volumes de chuva abaixo da média nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2023, período de desenvolvimento crítico para a produção em 2024”, destacou o relatório.
Ainda assim, o maior produtor e exportador de café deverá ver aumento na produção das duas variedades. No arábica, a safra foi estimada em 44,3 milhões de sacas, aumento de 3,6%. Já no café canéfora (robusta e conilon), a produção brasileira foi vista em 22,7 milhões de sacas, alta de 5,5%.
(Bahia.ba)