Caiena, biquinho, jalapeño e mais: os tipos de pimenta vermelha e suas ardências

Foto: Entre os tipos de pimenta vermelha, a caiena e a calabresa então entre as mais ardidas

As pimentas vermelhas possuem diferentes graus de ardência. Quando usadas na medida certa, elas trazem um sabor especial ao prato e fazem toda a diferença no tempero – além de serem fontes de diversos benefícios para a saúde. Dá uma olhada na matéria para conhecer os principais tipos de pimenta vermelha e suas ardências!

Pimenta caiena está entre as opções mais ardidas

Com grau de ardência alto, a pimenta caiena, sem dúvidas, é uma das opções mais fortes da lista. Baseado na Escala de Scoville – método usado para medir o grau de ardência ou pungência das plantas do gênero Capsicum – a caiena apresenta entre 30.000 a 50.000 unidades de calor. Isso significa que, para perder a picância, ela precisa ser diluída 30 mil vezes em água e açúcar, sendo mais apimentada que a pimenta jalapeño e a pimenta dedo-de-moça.

Pimenta jalapeño possui grau de ardência médio

Localizada entre 2.500 a 5.000 unidades da escala Scoville, a pimenta jalapeño possui grau de ardência médio quando comparada aos principais tipos de pimenta encontrados no mercado. Comum em diversos pratos típicos da culinária mexicana, como nachos, burritos e tacos, ela é uma opção interessante para quem deseja se acostumar com a picância das pimentas mais ardidas – além de ser rica em vitaminas A, C e do complexo B, minerais como o potássio e o zinco e muitas fibras alimentares.

Pimenta biquinho tem baixo nível de picância

Usada na decoração de molhos, saladas, aperitivos e vinagretes que não são muito picantes, a pimenta biquinho tem um dos menores valores da Escala de Scoville. Ela possui o gosto suave e delicado, tem nível de picância baixo e costuma ser cultivada principalmente na região Sudeste do Brasil.

Pimenta escorpião, ou ‘Trinidad Scorpion Moruga’, é a mais picante do mundo

Na escala de Scoville, a pimenta escorpião (Capsicum chinense) possui pelo menos 1,2 milhões de unidades de calor. Eleita como a variedade mais picante do mundo pelo Instituto de Pimenta da Universidade Estadual de Novo México, nos Estados Unidos, a “Trinidad Scorpion Moruga” é uma daquelas pimentas que deixa o rosto todo vermelho depois de uma mordida. Mas, ainda assim, ela é dona de propriedades que ajudam o organismo a funcionar melhor e aceleram o metabolismo, sendo útil, por exemplo, para estimular a perda de peso.

Pimenta calabresa é rica em antioxidantes, propriedades anti-inflamatórias e apresenta grau de picância médio

Obtida a partir da desidratação de outros tipos de pimenta vermelha, a pimenta calabresa tem grau de picância médio. Apesar de ser rica em capsaicina – substância responsável pela ardência dos alimentos – seus benefícios estão no alto poder antioxidante e nas propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes que ela carrega. (Conquiste sua Vida)

google news