Caixa lança crédito imobiliário com taxa fixa

Palavras do Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães Foto: Marcos Corrêa/PR

A Caixa Econômica Federal lançou, nesta quinta-feira (20), linha de crédito imobiliário com taxa fixa. Participaram do evento no Palácio do Planalto o presidente da República, Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e os presidentes do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, e da Caixa, Pedro Duarte Guimarães.

“Esse plano, mesmo, é fruto do restabelecimento da confiança num governo que não tinham, um governo que, para parte da população, para quase toda imprensa, chegou desacreditado”, afirmou o presidente da República.

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Duarte Guimarães, destacou que a estatal tem conseguido atingir alto nível de lucro e manter taxas de juros cada vez mais baixos nas transações. Na nova linha de crédito, por exemplo, há três opções de indexadores: TR, IPCA ou Taxa Fixa. “A gente quer oferecer opções para a sociedade, o cliente escolhe.”

Essa nova alternativa para o cliente possui taxas de juros a partir de 8% ao ano, e variam conforme as algumas condições do contratante e do contrato: se é cliente da Caixa, há quanto tempo, se é funcionário público ou da iniciativa privada e ainda do tempo de financiamento. A nova linha contempla imóveis residenciais novos e usados, com quota de financiamento de até 80%. As contratações estarão vigentes a partir de sexta-feira (21).

De acordo com o vice-presidente de Habitação da Caixa, Jair Mahl, os parâmetros de financiamento são prestação de até 30% da renda, prazo para financiamento de até 30 anos e sistema de amortização SAC, para contratos de até 360 meses, ou price, para financiamentos de até 240 meses. A taxa obtida nas melhores condições é de 8%, concedida em contratos com prazo de dez anos. A maior taxa oferecida nessa linha é de 9,75%, quando o contratante não tem relacionamento com a Caixa e o prazo do contrato é de 30 anos.

Para financiamento de imóveis do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) avaliados em até R$ 1,5 milhão, é possível a utilização dos recursos do FGTS, desde que o cliente se enquadre nas regras do Fundo. Segundo a Caixa, cerca de 99% dos financiamentos imobiliários da instituição utilizam o recursos do Fundo, o que possibilita muitas vezes a amortização e até quitação do saldo devedor.

Economia crescente

Para o ministro da Economia, Paulo Guedes, as reformas que estão sendo implementadas e a redução do custo da dívida pública estão permitindo que a economia comece a girar. “Aquela baleia ferida, nesse primeiro ano, nós fomos tirando os arpões, a economia começou a crescer. No segundo ano, continuamos com o ritmo das reformas”, disse.

Guedes explicou ainda que essa linha lançada é voltada justamente para a inclusão social. “Nós, quando estamos fazendo política econômica, estamos pensando em todos os brasileiros, especialmente nos mais humildes.”

Medidas para aumentar a portabilidade do financiamento entre bancos, de acordo com o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, foram criadas. “Se você tem um empréstimo num banco e algum outro banco te oferece uma taxa mais competitiva, você deveria ser capaz de migrar seu empréstimo de um banco para o outro com facilidades. É isso que gera competição no sistema bancário.”

Simulações já podem ser realizadas no site www.caixa.gov.br e, caso decidam pela contratação, os clientes devem procurar uma das agências da Caixa ou correspondentes Caixa Aqui para realizar a avaliação do crédito. (Gov)

google news