Canudos recebe feira literária entre os dias 21 e 24 de novembro

Divulgação

A cidade de Canudos, no norte da Bahia, vai receber a primeira Feira Literária de Canudos (Flican). O evento acontece entre os dias 21 a 24 de novembro e oferecerá uma programação variada para todas as idades, ocupando locais considerados icônicos, como o Parque Estadual de Canudos, o Instituto Popular Memorial de Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro o Mirante do Conselheiro. Outros pontos foram montados especialmente para ocasião, a exemplo das tendas culturais e dos espaços Edivaldo Boaventura e José Calasans.

Durante a feira, haverá conferência, mesas de conversa, concerto lítero-musical, lançamento de livros, contação de histórias, oficinas pedagógicas, intervenções artísticas, visitas guiadas, teatro, exposições, filmes e shows, que terão como pano de fundo a história do lugar e a cultura sertaneja. A programação completa está disponível no site www.flican.com.br.

A edição de estreia vai homenagear Antônio Conselheiro e Euclides da Cunha, principais personalidades conhecidas do público quando se trata da Guerra de Canudos, acontecimento que marcou a história nacional e completou, recentemente, 122 anos de seu desfecho. Dentre as atividades mais esperadas, estudiosos e autores abordarão diferentes e relevantes aspectos relacionados ao conflito, tema também presente nas ações educativas realizadas em parceria com escolas públicas da região. Outros destaques serão a Flicanzinha, com uma grade especialmente voltada para o público infantil, e as exposições de fotos e objetos da época da guerra.

O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Canudos,  das secretarias estaduais de  Educação, Cultura, Justiça e Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, bem como, da Fundação Pedro Calmon, da Universidade do Sudoeste da Bahia, da Universidade Católica de Salvador (Ucsal), do Centro de Estudos Euclydes da Cunha  e do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC). (BNews)

google news