Carne vermelha causa câncer?Clínica Oncocenter fala sobre mitos e verdades

Foto: Divulgação

Quantas vezes já não nos deparamos com informações incompletas, oriundas de fontes não seguras, e que acabou nos gerando angústia? Por conta disto iniciaremos uma sequência de análises sobre os mitos relacionados a o quê pode ou não pode causar câncer, e iniciaremos com uma das mais comentadas do momento, a carne vermelha.A carne vermelha realmente causa câncer?

Ao lançar este questionamento em um site de busca muito utilizado, os primeiros 20 resultados foram taxativos em dizer que sim, e são recheados de informações e teorias, na maioria das vezes inadequadas, incompletas e sem referenciar nenhum tipo de estudo sério, cientificamente respaldado.

O empirismo, ou melhor, o “eu achismo” tem ocupado um espaço muito grande nos sites de busca e certamente nos influenciando negativamente.Entretanto continuamos buscando referências mais robustas, em sites de instituições sérias voltadas à pesquisa, como também das diversas sociedades envolvidas com o tema e que estão disponibilizadas ao final da discussão.

Dessa vez o que observamos foram orientações mais consistentes com a realidade, orientando uma maior ingestão de líquidos naturais, evitando açúcares e adoçantes, mas sugerindo abolir os conservantes; aumentar a ingestão de frutas, verduras e grãos; manter um peso ideal estimulando a prática de atividades físicas. E sobre o consumo de carne vermelha… O que observamos?

• “… Limite o consumo de carnes vermelhas e minimize as carnes processadas como bacon, linguiça, carnes fritas.

• Escolha peixes, aves ou feijão como uma alternativa à carne vermelha (carne bovina, suína e cordeiro).

• Se você comer carne vermelha, selecione cortes magros e porções menores.

• Prepare carnes, aves e peixes cozendo ou grelhando, mas evite fritar ou assar na brasa.”American Cancer SocietyDevemos entender que não há uma proibição, a carne vermelha não um vilão incondicional, mas a carne vermelha gordurosa e intensamente cozida, frita ou assada, esta sim pode causar sérios danos à saúde como hipertensão, diabetes, acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos, dentre outros danos, e pode também estar associado ao aumento da incidência de diversos tipos de câncer.