Carreta do SUS oferece atendimento cardiológico em Feira de Santana e outros 26 municípios

Unidade móvel ficará por 30 dias na cidade, com consultas e exames gratuitos para pacientes encaminhados pela rede pública de saúde.

Carreta oferece consultas e exames cardiológicos na Bahia — Foto: Arquivo pessoal

Uma carreta de cardiologia do Sistema Único de Saúde (SUS) começou a atender pacientes em Feira de Santana nesta segunda-feira (19). A unidade móvel ficará no município por 30 dias e oferecerá consultas e exames especializados para moradores de 27 municípios baianos.

Os atendimentos acontecem de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h, no pátio da Policlínica Regional de Saúde, na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro 35º BI, próximo à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os procedimentos são realizados dentro da carreta, e não nas instalações da policlínica.

Para agendar, o paciente deve procurar o posto de saúde mais próximo de casa. Quem comparecer sem marcação poderá buscar a equipe de regulação no local para solicitar o atendimento.

O transporte dos pacientes até Feira de Santana será organizado pelas prefeituras, por meio do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Quais serviços são oferecidos?

A carreta disponibiliza consultas com cardiologista, exames laboratoriais, ecocardiograma, radiografia de tórax, teste ergométrico, eletrocardiograma (ECG) e monitoramento cardíaco por Holter, durante 24 a 48 horas.

A unidade também realiza avaliações de risco cirúrgico e cardiológicas, além de auxiliar no diagnóstico de doenças como insuficiência cardíaca e síndrome coronariana crônica.

A iniciativa busca facilitar o diagnóstico precoce de doenças cardiovasculares e reduzir o tempo de espera por atendimento especializado.

Veja os 27 municípios atendidos

  • Feira de Santana
  • Amélia Rodrigues
  • Anguera
  • Antônio Cardoso
  • Baixa Grande
  • Candeal
  • Capela do Alto Alegre
  • Conceição do Jacuípe
  • Coração de Maria
  • Gavião
  • Ichu
  • Ipecaetá
  • Ipirá
  • Irará
  • Mundo Novo
  • Nova Fátima
  • Pé de Serra
  • Pintadas
  • Rafael Jambeiro
  • Riachão do Jacuípe
  • Santa Bárbara
  • Santanópolis
  • Santo Estevão
  • São Gonçalo dos Campos
  • Serra Preta
  • Tanquinho
  • Teodoro Sampaio
  • Terra Nova

Nesta quarta-feira (21), às 13h30, o secretário-adjunto de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Jérzey Timóteo, tem visita prevista à unidade.

📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações.

🌐 Acesse vozdabahia.com.br

google news
senac