CBF anuncia Brasileiro feminino sub-18 e mais dois novos torneios

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou nesta sexta-feira (1º) a criação de três novas competições no calendário do futebol brasileiro. Uma delas é o Campeonato Brasileiro feminino sub-18, o que significa que pela primeira vez na história o país terá um torneio de base voltado para mulheres com chancela da entidade. A competição terá 24 clubes participantes e, pelos critérios estabelecidos, uma vaga caberá ao Vitória, por ter ficado em segundo lugar no Brasileirão Feminino da série A-2 em 2018. Também terão vaga o campeão da segunda divisão do ano passado, os 10 melhores colocados da última edição da série A-1 e os 12 times melhores posicionados no ranking nacional de clubes masculino. Já o Brasileirão da série A-2 feminina crescerá de 16 para 36 times participantes, o que aumentará o número de jogos de 75 para 120. A mudança acontece por causa da exigência da CBF e da Conmebol de que os clubes que disputam as principais competições masculinas organizadas por elas tenham equipes femininas. Com isso, novos times foram criados. Os outros dois torneios criados pela CBF são na categoria sub-17 masculina: o Campeonato Brasileiro e a Supercopa. A entidade também confirmou a realização do Brasileiro de Aspirantes, com início em 2 de maio e final nos dias 22 e 29 de agosto. A competição será disputada pelos 16 melhores times do ranking. Com isso, o Vitória, 17º colocado no ranking, depende da desistência de alguma agremiação. Semifinalista em 2018, o Leão encerrou sua equipe sub-23 em janeiro deste ano. O Bahia é 15º e tem vaga garantida. Também confirmada no calendário, a Copa do Nordeste sub-20 será recuada e começará no dia 1º de maio, com final nos dias 18 e 25 de agosto. Em 2018, o torneio foi realizado de outubro a dezembro. (Correios)

google news
senac
  • TAGS