Ceará registra primeiro foco de gripe aviária em criação de subsistência

Adagri isola propriedade e adota medidas de contenção; risco de transmissão por alimentos é considerado inexistente

Foto: Pixabay

O Ceará confirmou nesta quinta-feira (17) o primeiro foco de gripe aviária em uma criação de subsistência, no município de Quixeramobim, no Sertão Central. A ocorrência foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri), após resultado positivo de amostras analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Campinas (SP).

O caso envolve uma criação destinada ao consumo familiar. Em resposta, a Adagri iniciou na sexta-feira (18) a execução do Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, coordenado pelo Ministério da Agricultura. A propriedade foi interditada e todas as aves foram submetidas à eutanásia como medida de controle sanitário.

A agência também realiza inspeções em criações localizadas em um raio de 10 km do foco identificado, com o objetivo de detectar eventuais vínculos com a ocorrência inicial e evitar a disseminação do vírus.

Apesar do registro, a Adagri esclarece que o consumo de carne de aves e ovos continua seguro, uma vez que a influenza aviária não é transmitida por alimentos. O risco para humanos é considerado baixo e está restrito a pessoas que tenham contato direto com aves infectadas.

O órgão reforça a necessidade de manter medidas rigorosas de biossegurança em todas as criações de aves, mesmo as de pequeno porte, e orienta que qualquer mortalidade ou sintoma atípico em aves seja imediatamente comunicado às autoridades sanitárias.

google news
senac