Centro Médico IMDI Cardiocenter explica: O que é o exame preventivo ginecológico

É um exame feito no consultório ginecológico. Tem por objetivo o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino (parte baixa do útero), para que o tratamento adequado seja instituído o mais rapidamente possível e as chances de cura aumentem. É um exame indolor que deve ser realizado uma vez por ano nas mulheres com vida sexual ativa.
Como fazer exame preventivo ginecológico
• Evite relações sexuais, duchas ou uso de qualquer remédio vaginal ou espumas, cremes ou geleias espermicidas durante dois dias antes de fazer o exame, pois estes podem lavar ou obscurecer as células anormais;
• Não agende o preventivo durante o período menstrual. É melhor evitar esse período o seu ciclo, se possível.
O exame leva apenas alguns minutos. O médico pedirá para você colocar uma camisola descartável ou apenas a partir da cintura para baixo.
Você se deitará de costas em uma mesa de exame com os joelhos flexionados. Seus calcanhares descansam em suportes chamados estribos.
Seu médico irá inserir gentilmente um instrumento chamado espéculo em sua vagina. O espéculo separa as paredes da sua vagina para que o seu médico possa ver facilmente o seu colo do útero. Inserir o espéculo pode causar uma sensação de pressão em sua área pélvica.
Em seguida, o seu médico irá recolher amostras das suas células cervicais com uma escova macia e um dispositivo de raspagem plano chamado espátula. Isso geralmente não faz mal.
Após fazer o exame preventivo ginecológico, você pode continuar o dia sem restrições.
Dependendo do tipo de exame que você está realizando, o médico transfere a amostra de células coletadas do colo do útero para um recipiente contendo um líquido especial para preservar a amostra ou para uma lâmina de vidro.
As amostras são enviadas para um laboratório, onde são examinadas ao microscópio para procurar características nas células que indicam câncer ou uma condição pré-cancerosa.
Quem deve fazer o exame?
Você e seu médico podem decidir quando é hora de começar a fazer exame preventivo ginecológico e com que frequência mantê-lo atualizado. Em geral, os médicos recomendam o início do exame aos 21 anos.
Com que frequência fazer o exame preventivo ginecológico?
Os médicos geralmente recomendam repetir o exame preventivo ginecológico anualmente para mulheres entre 21 e 65 anos.