Cerca de 200 mil vagas temporárias devem ser geradas durante o carnaval em Salvador

-
Turistas no carnaval de Salvador — Foto: Max Haack/Ag Haack

Duzentas e quinze mil vagas temporárias de emprego devem ser geradas para no período do carnaval em Salvador este ano, conforme expectativa da Secretaria de Cultura de Salvador. A festa momesca acontece de 20 a 25 de fevereiro (quinta a terça-feira).

O setor de hotelaria se destaca nas contratações, principalmente por conta da chegada dos turistas. Somente para o aeroporto de Salvador foi previsto, entre dezembro de 2019 e março deste ano, o desembarque de 11.574 voos (sendo 567 extras também de chegada), segundo a administradora do terminal, a Vinci Airports.

A estimativa da secretaria é que 854 mil turistas passem pela capital baiana durante o carnaval. Além disso, a movimentação econômica da festa deve ser de R$1,8 bilhão.

“No carnaval se vende de tudo, desde a viseira, do boné do tênis, o mercado publicitário é aquecido por todo merchandising que é criado, por cerca de 200 marcas que investem patrocinando artistas, blocos, camarotes e a própria cota pública de patrocínio. Cerca de 40 setores de economia da cidade são impactados com o carnaval”, disse o secretário de Cultura, Cláudio Tinoco.

Em uma loja de venda de abadá, em Salvador, cerca de 350 pessoas devem ser contratadas, até o carnaval. A estimativa é que neste ano, o quadro de funcionários seja 13,5% do que em 2019.

“A gente trabalha muito com uma turma jovem. Muitas vezes é o primeiro emprego pessoas que estão entrando na universidade ou mesmo concluindo um curso do segundo grau”, contou Joaquim Nery, diretor da Central do Carnaval.

Apesar do aumento de contratações na loja de vendas de abadás, o setor hoteleiro é um dos que mais fatura nesta época do ano. Desde dezembro, um hotel localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador já contratou mais de 10 funcionários e a expectativa é que esse número cresça.

No sábado, um grupo de turistas chegou no hotel e neste fim de semana, a ocupação deve chegar ao 100%.

“Carnaval vai ser a mesma coisa. Só que o carnaval, possivelmente, os quartos vão estar mais ocupados, duas ou três pessoas por quarto. A gente tem uma expectativa imensa para o carnaval e para os próximos meses”, declarou Danilo Castro, gerente do hotel.

Cerca de 850 mil turistas devem chegar em Salvador  — Foto: Reprodução/TV Bahia
Cerca de 850 mil turistas devem chegar em Salvador — Foto: Reprodução/TV Bahia

(G1/BA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui