Cervejas da Ambev ficam mais caras em outubro

Foto: Divulgação

A cerveja ficará mais cara. A Ambev, dona de marcas como Skol, Brahma, Antarctica, Bohemia e Stella Artois, aumentou o preço de seus produtos e já repassou o reajuste a lojistas e distribuidores. Os novos valores entram em vigor a partir de sexta-feira.

A empresa não deu detalhe sobre os novos preços, limitando-se a dizer que vão variar “de acordo com as regiões, marca, canal de venda e embalagem”. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), avalia que o reajuste para o consumidor fique em torno de 10%.

— Há uma pressão muito grande dos custos, tanto para a Ambev, neste caso específico, quanto para os bares e restaurantes. O combustível, a energia, os insumos, entre outros, estão mais caros. Por isso, acredito que este reajuste chegará ao consumidor final imediatamente — disse Paulo Solmucci, presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel)

Segundo ele, cerca de 37% dos bares e restaurantes do país estão com prejuízo. Em São Paulo, essa porcentagem é de 50%.

A associação afirma que “todo aumento de custo dificulta ainda mais a vida do setor, sobretudo em um momento em que se está pressionado por aumento no custo de alimentos, luz, aluguel e, inclusive, o combustível, que afeta diretamente o delivery”.

Donos de bares e restaurantes receberam comunicado da Ambev sobre o reajuste nos últimos dias. E o texto, distrubuído nacionalmente, diz que o reajuste vai seguir, “em linhas gerais, a variação da inflação, variação de custos, câmbio e carga tributária”.

O comunicado é encerrado com “reforçamos o nosso compromisso com a competitividade das nossas marcas no mercado, visando sempre a boa performance do volume de vendas da indústria”.

Segundo a Abrasel, o aumento da cerveja em âmbito nacional, que deve vir alinhado com a inflação acumulada nos últimos 12 meses, deve girar em torno de 10%. Mas deve variar conforme o estado. Em São Paulo, seve seguir esse percentual. No Rio, ele avalia que o aumento será menor, em torno de 7%.

Ainda assim, Solmucci acredita que as vendas continuarão a subir:

— Com a retomada da economia, a volta dos eventos e a proximidade do verão, as vendas de cerveja aumentarão. Já estão indo muito bem, cerca de 3% a mais do que o segundo semestre de 2019.

O reajuste do preço da cerveja ocorre em momento ainda crítico para o setor. Segundo pesquisa da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em parceria com a consultoria Galunion e com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), o nível de endividamento das empresas do segmento é de 55%.

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Desse total, 78% devem para bancos, 57% estão com impostos em atraso, 24% têm dívidas com fornecedores e 14% afirmam ter pendências trabalhistas. 

A pesquisa mostra ainda que 62% das empresas, entre restaurantes, bares, cafés e lanchonetes, ainda não recuperaram as vendas em relação ao pré-pandemia. (Ibahia)

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