Chás abortivos: veja chás proibidos na gestação

Foto: Divulgação

Os chás proporcionam diferentes benefícios à saúde. No entanto, durante o período de gestação, alguns tipos de ervas e sabores podem ser prejudiciais para a saúde da gestante e do bebê, podendo até causar aborto.

Veja a seguir os tipos de chás que as gestantes não podem consumir:

Chá de boldo

Foto: shutterstock/ Vinicius Bacarin
Foto: shutterstock/ Vinicius Bacarin

O chá de boldo conta com uma substância denominada ascaridol, um vermífugo natural. No entanto, pode causar aborto caso seja consumido durante a gestação. Sendo assim, Alexandra ressalta que gestantes não podem consumir esse tipo de chá durante a gestação.

Chá de canela

Foto: shutterstock/Evgeniya369
Foto: shutterstock/Evgeniya369

De acordo com nutricionista, a canela também poderia provocar efeitos abortivos, devido ao aumento das contrações musculares, que podem afetar a área uterina e aumentando a pressão arterial.

Chá de hortelã

Foto: shutterstock/KRIACHKO OLEKSII
Foto: shutterstock/KRIACHKO OLEKSII

Por ser diurético, pode acabar fazendo com que a gestante tenha um déficit em vitaminas e principalmente em minerais, além de diminuir a produção do leite materno.

Chá mate, preto e verde

Foto: shutterstock/5PH
Foto: shutterstock/5PH

São tipos de chás que têm uma boa quantidade de cafeína que não é indicada para gravidez. “Costumo deixar em média apenas 50 mL de café preto por dia no cardápio da gestante, quando ela já tem o costume de ingerir”, explica Alexandra.

Chá de hibisco

Foto: shutterstock/Rose.mary
Foto: shutterstock/Rose.mary

De acordo com Alexandra, o chá de hibisco também conta com substâncias diuréticas e, assim como o chá de hortelã, pode causar perda de vitaminas e sais minerais.

Existem chás que podem ser consumidos na gravidez?

A nutricionista materno infantil Alexandra conta que mesmo que alguns tipos de chá sejam prejudiciais para a gestante, existem algumas ervas que podem ser consumidas e inclusive podem fazer bem para a grávida.

Segundo ela, as melhores opções de chá para grávida são:

  • Chá de camomila
  • Chá de capim santo
  • Chá de erva cidreira

Quem não se identifica muito com os chás pode recorrer ao leite vegetal. A opção é rica em cálcio, nutriente importante para a gestante e o bebê. “Costumo orientar as mulheres a apostar na variedade do paladar. Assim, quando o bebê nascer e começar a introdução alimentar, ele tenderá a aceitar com mais facilidade os sabores e texturas oferecidos. Isso porque o paladar do bebê começa a ser formado no útero”, finaliza. (Minha Vida)

google news