Codesal interdita 12 igrejas em Salvador após identificar riscos estruturais

Vistorias apontaram problemas como rachaduras, infiltrações, ferragens oxidadas e deterioração de estruturas de madeira.

Foto: Fábio Marconi/PMS

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) interditou 12 igrejas após identificar riscos estruturais durante vistorias realizadas entre 2025 e 2026. Segundo o órgão, os problemas encontrados representam risco para a segurança dos frequentadores e para a preservação dos imóveis.

Entre as ocorrências estão deterioração de estruturas de madeira, oxidação de ferragens, infiltrações, fissuras e rachaduras nas alvenarias. A Codesal classificou as condições encontradas como risco iminente à vida.

Três dos templos já estavam fechados ao público antes das inspeções: Igreja de São Miguel, Igreja dos Aflitos e Igreja dos Quinze Mistérios. Os responsáveis foram notificados para manter os imóveis sem acesso de frequentadores.

A situação ganhou destaque após o Ministério Público Federal (MPF) acionar a Justiça Federal para cobrar medidas urgentes de preservação da Igreja de São Miguel, localizada no Pelourinho.

Segundo a Codesal, 393 casarões do Centro Histórico de Salvador estão atualmente em situação de risco.

Igrejas interditadas

  1. Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem;
  2. Igreja da Sagrada Família;
  3. Igreja de Santa Clara do Desterro;
  4. Igreja do Senhor Bom Jesus dos 15 Mistérios;
  5. Igreja do Senhor Bom Jesus dos Aflitos;
  6. Igreja de Nossa Senhora da Ajuda;
  7. Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapa;
  8. Igreja de São Francisco;
  9. Igreja de São Miguel;
  10. Igreja do Senhor Bom Jesus dos Perdões;
  11. Mosteiro de São Bento;
  12. Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

Em situações de emergência ou risco, a população pode acionar a Codesal pelo telefone 199, disponível 24 horas.

📲 Compartilhe esta notícia. Siga @vozdabahia e @vozdabahiareserva para acompanhar as principais informações. 🌐 Acesse vozdabahia.com.br

google news
senac