Colégio estadual de Salvador muda nome em homenagem à Iyalorixá Mãe Stella

0
68
-
Mudança foi feita em homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores ialorixás do Brasil — Foto: Danutta Rodrigues/G1-BA

O Colégio Polivalente do Cabula, que fica na Rua Silveira Martins, no bairro do Cabula, em Salvador, passa a se chamar Colégio Estadual Mãe Stella, a partir de decreto da Secretaria Estadual de Educação no Diário Oficial da Bahia, nesta quarta-feira (20).

A troca foi feita em homenagem à Maria Stella de Azevedo Santos, conhecida como Mãe Stella de Oxóssi, uma das maiores Iyalorixás do país, que comandou o terreiro Ilê Axé Opó Afonjá, que também fica no bairro do Cabula.

Mãe Stella morreu aos 93 anos em dezembro de 2018, por complicações de uma infecção. A líder religiosa foi uma estudiosa e difusora da crença religiosa africana, além de ter sido a primeira Iyalorixá no Brasil a escrever livros e artigos sobre o candomblé.

Em 2013, Mãe Stella foi eleita por unanimidade para a Academia de Letras da Bahia, ocupando a cadeira de número 33 cujo patrono é o poeta Castro Alves. No ano de 2005, ela recebeu o título de doutor honoris causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Já em 2009, Mãe Stella recebeu o mesmo título pela Universidade do Estado da Bahia. Além disso, Mãe Stella foi agraciada com a Comenda Maria Quitéria, da Prefeitura de Salvador, com a Ordem do Cavaleiro, do Governo do Estado, e a Ordem do Mérito, do Ministério da Cultura.

A Iyalorixá publicou nove livros, entre eles “Meu tempo é agora”, “Òsósi – O Caçador de Alegrias”, “Epé Laiyé- terra viva” e “Ófun”.

(G1/BA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui