Com desfile sobre Exu, Grande Rio é campeã do carnaval do Rio em título inédito

(crédito: Gabriel Monteiro/Riotur)

A Acadêmicos do Grande Rio desmistificou o orixá Exu, o mensageiro entre o mundo espiritual e os seres humanos, e faturou de forma inédita o desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro. A escola foi vice-campeã do Grupo Especial do Carnaval nos anos de 2006, 2007, 2010 e 2020.

Como de costume, a escola trouxe famosos como Monique Alfradique, Bianca Andrade, Pocah, David Brazil, Gil do Vigor e a rainha de bateria Paolla Oliveira como Pombagira, a representação feminina de Exu.

A atriz comemorou a vitória em seu Twitter, logo após o resultado sair. “Que felicidade fazer parte desse momento! Campeã do Carnaval 2022″, disse a rainha de bateria da escola.

Com o enredo Fala, Majeté! Sete chaves de Exu, Gabriel Haddad e Leonardo Bora homenagearam o orixá que é equivocadamente associado à figura do diabo. A escola terminou a apuração com 269,9 pontos. Três décimos à frente da Beija-Flor de Nilópolis, que chegou a ultrapassar a escola tricolor de Duque de Caxias no início da contagem dos votos. A São Clemente ficou em último lugar e foi rebaixada para a Série Ouro do carnaval carioca.

“O enredo é a desmistificação de Exu, é falar essa verdade do povo de Caxias, vendo a grande Rio ser campeã. Caxias é o lugar do Rio de Janeiro com maior número de terreiros de candomblé e de umbanda. A Grande Rio quando fala da verdade, a verdade não mente!”, disse Arlindinho Cruz, um dos autores do samba-enredo da escola campeã.

No sábado (30/4), o desfile das campeãs contará com Acadêmicos do Salgueiro (6º lugar), Portela (5º lugar), Unidos de Vila Isabel (4º lugar), Unidos do Viradouro (3º lugar), Beija-Flor de Nilópolis (vice-campeã) e Acadêmicos do Grande Rio (campeã).

*Estagiária sob a supervisão de Andreia Castro (Correio Braziliense)