O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia Paulo Coutinho falou, nesta segunda-feira (5), como a corporação tem se planejado para atuar no Carnaval de Salvador. Para este ano o policiamento da festa vai contar com algumas novidades como cães farejadores e um aumento no número de portais de revista.
“Nós temos um planejamento de zonas de abordagem de circuito que são quarenta e dois portais, esse trabalho é muito efetivo porque retém muitos objetos que poderiam ser utilizados para cometer algum crime dentro do circuito”, explicou o comandante em entrevista ao Metrópole Serviço.
De acordo com Paulo Coutinho, a estrutura foi usada pela primeira vez no último fim de semana, durante as festas de pré-carnaval, fuzuê e furdunço. “Nos dois dias nós tivemos retidos 1190 objetos proibidos, desde um garfo a uma peixeira […] e o mais importante isso inibe principalmente a entrada de arma de fogo”, acrescentou. Ainda em entrevista, o comandante da PM comentou que no Carnaval deste ano vão ser utilizados cães farejadores nos portais para ajudar no flagrante de substâncias ilícitas.
Além disso, foi montada uma “patrulha antirracista” em parceria com a secretária de Justiça e Direitos Humanos com o intuito de auxiliar na atuação dos policiais. ”Não só com a atuação, mas também com o olhar empático sobre o folião. Nos preocupamos em virtude de ocorrências em anos anteriores e esse ano colocamos em cada circuito patrulhas antirracistas para trabalhar e dar suporte a nosso efetivo policial militar de serviço”, afirmou.(metro1)