Comércio aposta em novas estratégias para o Dia das Crianças

-
Foto: Raphael Muller

Mesmo diante de um ano de pandemia a expectativa de vendas para o Dia das Crianças é positiva de acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). A data representa 35% das vendas de negócios relacionados a brinquedos no ano. Os empreendedores já se preparam para o dia 12 de outubro com a contratação de temporários, aquisição de novos produtos e eventos digitais para mobilizar o público.  

O presidente da Abrinq Synésio Costa conta que a expectativa do setor para as vendas é alta, mas menor do que a planejada no começo do ano. Os 6% de crescimento esperado no ramo dos brinquedos foi substituído pela expectativa de crescimento de 3%.

Quem está com uma expectativa positiva para este Dia das Crianças é Jamile Nery a proprietária da Loja Superbacana, que vende brinquedos educativos. “As datas comemorativas são sempre importantes para o comércio. Como as pessoas não estão podendo sair para comemorar o brinquedo se torna ainda mais importante, porque a diversão vai ter que ser em casa”, acredita a empreendedora. 

Na Playground Game Store – loja de card games e jogos de tabuleiro –, a estratégia para a data é apostar na interação online. A empresa decidiu realizar nos dias 12 e 13 de outubro um torneio online de Pokémon Trading Card Game de maneira gratuita. Com premiação de R$ 2.500 em produtos distribuída para os 64 primeiros colocados, o objetivo do sócio diretor da marca Rafael Rios é aproximar a experiência do encontro presencial que costuma ocorrer na loja, mas agora de forma online.  

Torneio digital

“Costuma ter um grande número de crianças com os pais na loja no Dia das Crianças para jogar e comprar, mas devido a pandemia isso é impossível. Por isso decidimos inovar e apostar no torneio online para gerar essa interação entre a comunidade. A loja online vai estar funcionando e esperamos um aumento significativo nas vendas”, fala o sócio diretor. 

Jamile Nery conta que em preparação para a data comercial está investindo na aquisição de novos produtos para a venda. “Devido a quarentena aumentamos a variedade de opções de brinquedos para as crianças poderem se entreter e também ajudar os pais no sentido pedagógico”, afirma a proprietária da Loja Superbacana.

“Como estamos numa situação atípica é importante que os empreendedores não percam os protocolos de segurança de vista e que transmitam para os clientes que estão tomando todos os cuidados recomendados”, ressalta o gerente regional do Sebrae, Rogério Teixeira. 

É justamente nesse sentido que a Ri Happy tem se preparado, como explica o gerente da loja localizada no Shopping da Bahia, Fagner Sanjust. “Nesse ano difícil de pandemia é fundamental garantirmos uma compra segura para todos os nossos clientes. Por isso, revisamos todos os processos operacionais, os protocolos de segurança da loja, nossos canais digitais estão com vendas reforçadas no site e via Whatsapp”, conta. 

Temporários

Pensando no último trimestre do ano que costuma ser o principal período de vendas da marca devido ao Dia das Crianças e o Natal o grupo RI Happy planeja reforçar sua equipe. São 41 vagas para funcionários temporários em Salvador aturarem no período de 1º até 14 de outubro nas funções de: auxiliar de loja, estoquista e caixa. As inscrições para as oportunidades já estão abertas através do site https://jobs.kenoby.com/vagasdeloja e vão até o dia 30 de setembro. 

Os temporários têm possibilidade de voltar no Natal e também serem efetivados, dependendo do desempenho e número de vagas disponíveis em 2021. Os requisitos para as vagas são ter segundo grau completo ou em curso e experiência em loja. 

O gerente Fagner Sanjust reforça que todos os funcionários vão receber treinamentos sobre protocolos de segurança e higienização com utilização de máscaras. “Neste Dia das Crianças é fundamental que a compra seja feita de forma segura respeitando todos as recomendações das autoridades locais”, reafirma. 

A Loja Superbacana reforçou o sistema online e de entregas pensando nos clientes que estão seguindo a quarentena. Foi feito um catálogo virtual e investimentos no sistema de delivery e drive-thru. (ATarde)