A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira (3) um debate sobre as adaptações necessárias no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para melhor atender os estudantes com autismo. A reunião, marcada para as 10h30 no plenário 12, foi solicitada pela deputada Socorro Neri (PP-AC).
O transtorno do espectro autista (TEA) afeta milhões de pessoas ao redor do mundo, e estima-se que, no Brasil, existam cerca de 2 milhões de autistas, sendo 636 mil alunos com TEA, conforme dados do Censo Escolar 2023.
Durante a reunião, Socorro Neri destacou os avanços que já foram implementados para garantir melhores condições para os autistas nas provas, como a disponibilização de tempo adicional e a criação de salas especiais. No entanto, a deputada argumenta que essas mudanças ainda são insuficientes para promover uma verdadeira inclusão. Ela sugere que o Enem incorpore mais recursos visuais, como imagens e desenhos, nas provas, para facilitar a compreensão dos estudantes autistas, oferecendo-lhes melhores condições para demonstrar seu potencial.
O debate visa explorar essas questões e discutir possíveis ajustes nas normas do Enem para garantir que os estudantes com autismo tenham igualdade de oportunidades na avaliação, promovendo uma inclusão mais efetiva no sistema educacional brasileiro.