Como aumentar hemoglobina com a alimentação

Para manter a hemoglobina alta, o mais indicado é consumir carnes vermelhas e folhas verde-escuras, que têm alto teor de ferro

Você sabe o que é hemoglobina? Essa proteína está dentro dos nossos glóbulos vermelhos e é a responsável pela cor do nosso sangue. Considerada superimportante para a circulação sanguínea, ela não pode ficar em falta no organismo. Algumas doenças, inclusive, podem ser causadas pela hemoglobina baixa, como a anemia. A boa notícia é que uma dieta equilibrada, com os nutrientes adequados, pode ajudar, e muito, a nossa saúde! Descubra como aumentar a hemoglobina com a alimentação e, assim, evitar doenças sanguíneas.

Carnes são fontes de ferro e vitamina B12

Se o objetivo é deixar a hemoglobina alta, a carne vermelha é um dos principais alimentos para incluir na dieta. Mas, o que muita gente não sabe é que carnes brancas, como frango e peixe, têm um ótimo resultado no tratamento da anemia. Ricas em ferro e vitamina B12, opções como filé de frango, de peixe e principalmente fígado – tanto de boi quanto de frango – são excelentes para aumentar a proteína dos glóbulos vermelhos.

Leguminosas auxiliam os vegetarianos com hemoglobina baixa

Para quem é vegetariano ou vegano, as carnes acabam sendo inúteis para aumentar a hemoglobina. Por isso, é bom investir nas leguminosas, como feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Além de ricas em ferro, são substitutas interessantes para as carnes e ainda fornecem vitaminas do complexo B e outros minerais, como o cálcio e o magnésio. Outra vantagem das leguminosas é que elas contêm um alto teor de fibras, nutrientes que aumentam a sensação de saciedade, auxiliando no emagrecimento saudável.

Vegetais folhosos são importantes na dieta do anêmico

Quem segue uma alimentação saudável já deve estar cansado de saber sobre a importância das folhas na alimentação diária. Alimentos como o espinafre, a acelga, o agrião e até mesmo as folhas do brócolis são importantes para a manutenção do ferro e, consequentemente, da hemoglobina no sangue. É bom não abrir mão deles na hora das refeições.

Frutos do mar ajudam a manter a hemoglobina alta porque são ricos em ferro

Os frutos do mar também são boas opções para quem deseja manter a hemoglobina alta por meio da alimentação. Mexilhão, ostra e camarão são alguns dos alimentos ricos em ferro, ótimos para combater a anemia. Além disso, os frutos do mar também são fontes de um ácido graxo chamado ômega 3 – que, além de fornecer resistência à imunidade, é importante para a saúde do sistema nervoso e do cérebro, prevenindo doenças como o mal de Alzheimer. (Conquiste sua Vida)