Companheiro de Agatha Moreira; Rodrigo Simas fala sobre sua bissexualidade: “recebo mais amor”

Ator se tornou uma imagem importante no movimento LGBTQIAP+

Rodrigo Simas e Agatha Moreira no carnaval (Foto: reprodução/Instagram/@simasrodrigo)

Rodrigo Simas, em entrevista ao canal Extra, revelou o alívio que sentiu após ter falado pela primeira vez sobre sua sexualidade. O ator, há cerca de um ano, expôs que é bissexual e desde então virou uma personalidade importante e constante para a comunidade LGBTQIAP+, além de sempre receber apoio nas redes sociais. 

A orientação do ator era um assunto muito comentado na internet, e ele fala que as suposições dos internautas o chateavam, mas que hoje tenta equilibrar tudo para não se sentir incomodado. Simas também disse que os comentários de agradecimento das pessoas são os mais importantes que recebe e que só foca neles atualmente, “a partir do momento que você fala sobre você, as pessoas não têm mais como atacar.”

Dúvidas e apropriação

Rodrigo conta que no começo se sentia muito preso a padrões e confuso sobre sua orientação, e que a terapia foi um dos fatores importantes para ele se encontrar e se sentir mais leve. Ele prosseguiu falando do preconceito que bissexuais sofrem na sociedade: “Me afirmo na orientação que eu tenho, não estou em cima do muro. Demorei a entender isso, porque a minha sexualidade é muito invisibilizada”.

O ator também disse que se sente honrado de ser uma voz para a comunidade bissexual e completa afirmando seu alívio de não precisar mais se moldar. 

“Eu me apropriei disso. De alguma forma, fazia parte da comunidade, mas não me sentia assim. Eu não planejei falar sobre o assunto, mas, quando me perguntaram, eu respondi com tranquilidade, porque está tudo bem, eu estou bem comigo mesmo. A gente vive numa sociedade que nos pressiona em todos os sentidos. Era muito mais sobre como eu estava me encontrando ou quem eu estava procurando aqui dentro de mim. Não sabia quem eu era, estava me formando ainda. Fico muito feliz e honrado de representar e dar voz a uma das letras dessa sigla.”Rodrigo Simas.

Apoio familiar 

O intérprete de José Venâncio em Renascer, conta que o apoio familiar que recebeu após revelar sua sexualidade foi muito importante. Ele conta que não foi uma novidade para eles e nem para Agatha Moreira, sua namorada, mas que foi desafiador revelar isso numa entrevista. 

O ator afirma que teve o privilégio de contar com esse apoio e amor, mas que infelizmente não acontece com todos, “a gente vive nessa sociedade muito hipócrita em que as pessoas se preocupam muito com o que você está fazendo e com quem você está fazendo. Na verdade, ninguém tem nada a ver com isso”. 

No ar na novela das nove, Renascer, Rodrigo Simas se despede essa semana do seu personagem que irá morrer numa armadilha. Logo em seguida, o ator se prepara para subir aos palcos na peça “Prazer, Hamlet”, que estreia em São Paulo no dia 3 de maio. 

Informações: Extra / Por Sabrina Oliveira

google news