Confiança do comércio registra melhor nível em três anos, segundo FGV Ibre

Foto: reprodução/ site do FGV Ibre

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) subiu 5,1 pontos em julho, para 101,0 pontos, nível mais alto desde janeiro de 2019 (102,3 pontos). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 5,6 pontos, registrando a terceira alta consecutiva. O indicador é medido pelo Instituto Brasileiro de Economia, da FGV.

“Os empresários do setor continuam observando melhora no ritmo de vendas, e nesse mês, as expectativas com os próximos meses também voltaram a melhorar”, avalia Rodolpho Tobler, Coordenador da Sondagem do Comércio do FGV Ibre. ” Um cenário que ainda contém riscos e que carece da recuperação do mercado de trabalho”, adverte.

Conforme o FGV Ibre, desde a virada para o 2° trimestre deste ano a confiança do setor tem avançado favoravelmente, muito influenciado pela melhora da percepção dos empresários com o momento presente. Em julho, a confiança avançou em todos os seis principais segmentos do Comércio e foi influenciada pela melhora tanto da percepção com o momento presente quanto das expectativas.

O Indicador de Desconforto – composto pela média de parcelas padronizadas da pergunta sobre limitação a melhoria dos negócios: demanda insuficiente, acesso ao crédito bancário, custo financeiro e outros – também registra melhora nos últimos meses.

google news