Sete horas depois que a carreta tanque carregada de combustível pegou fogo na BR-304, trecho da cidade de São Sebastião do Passé, a rodovia seguia com um engarrafamento de 25 quilômetros no sentido Salvador – Feira de Santana. Inicialmente, a pista foi bloqueada nos dois sentidos por causa do risco de explosão.
O caso aconteceu na altura do KM 568, sentido Feira de Santana, às 12h. As chamas envolveram o caminhão, mas ninguém ficou ferido e nenhuma explosão foi registrada.
Por volta das 15h, o sentido Salvador foi liberado e às 19h o fogo já havia sido debelado. Apesar disso, o sentido Feira de Santana continuava interditado por causa do risco de possíveis reações dos gases no interior do tanque.
Com o fechamento da via, diversos carros, caminhões e até ambulâncias ficaram presos durante horas na estrada.
“Quem puder evitar essa região, evite, porque ainda há bastante congestionamento no local. Além disso, há risco porque é uma carga altamente explosiva, então precisa ter um tratamento especial”, explicou o inspetor da Polícia Rodoviária Federal Mário Henrique.
Como alternativa, a PRF sugeriu que os motoristas buscassem rotas alternativas. Quem sai de Salvador com destino a Feira de Santana pode trafegar na BA-093. Após o posto da PRF em Simões Filho, há uma entrada à direita no quilômetro 603 da BR-304. A estrada é sentido Alagoinhas, mas há a possibilidade de chegar em Feira de Santana através dela.
Quem não tem como destino final a cidade de Feira de Santana, após Alagoinhas, sentido Terra Nova, é possível retornar no quilômetro 561 da BR-324.
Ainda segundo o inspetor da PRF, não há confirmação de quando a via será totalmente liberada. A operação de trasbordo do material inflamável foi iniciada às 19h e tem previsão de ser terminada às 21h. Após o procedimento, uma faixa da BR-324 sentido Feira de Santana será liberada. (G1)