Conheça 10 alimentos diuréticos que eliminam a retenção de líquidos no corpo

-
Foto: O alimentos diuréticos são perfeitos para, de uma forma saudável e natural, ajudar a retenção de líquidos do organismo, que causam inchaço no corpo. Além disso, opções diuréticas como o melão auxiliam no bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem que esse órgão faz e limpando as toxinas do organismo através da urina.

Beber bastante líquido é fundamental no dia a dia para mantermos o nosso corpo saudável e hidratado, principalmente em épocas de calor como o verão. Contudo, há de se ter uma cautela: o sempre impróprio e desagradável “excesso”. Como fazer, por exemplo, para não transformar o acúmulo de água ingerido em inchaço no corpo? Eliminar a “sobra” também depende de bons hábitos alimentares e, nessa questão, os alimentos diuréticos são perfeitos para deixar o organismo equilibrado, com a quantidade de água corporal correta, limpando qualquer toxina nociva de forma segura e controlada.

Alimentos como frutas, verduras, legumes, ervas e temperos, são considerados diuréticos pois ajudam o bom funcionamento dos rins, facilitando a filtragem que esse órgão faz, limpando as toxinas do organismo através da urina. Um desses alimentos aliados que melhoram a nossa desintoxicação natural, por exemplo, é o melão, como explica a nutricionista Carolina Baliere:

“O melão é excelente para quem sofrem com retenção de líquido, pois tem função diurética, além de também ser rica em fibras que ajudam no melhor funcionamento do intestino, assim colaborando para perda de peso. Ele ainda ajuda no aumento da imunidade e ajuda no combate da TPM”, destaca a profissional. Confira abaixo a lista de outros alimentos que vão ajudar a enxugar alguns centímetro de medidas por acúmulo de água no seu corpo:

Alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Melancia – Contém 90% por água, a fruta também é um dos principais combatentes da retenção de líquido. Ela estimula a produção de urina e ainda o alimento ainda é rico em antioxidantes e minerais.

Cenoura – Seu poder diurético se dá graças ao estimulo que dá ao metabolismo com a ação dos minerais, como silício e potássio.

Pepino – Ele é altamente diurético e ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo.

Abacaxi – ele ajuda o tanto o sistema digestório como o urinário a funcionarem melhor, eliminando mais rapidamente as toxinas.

Berinjela – A água extraída do alimento ajuda a diminuir o inchaço do corpo, estimular a produção de urina, além de ajudar o organismo a absorver menos gordura.

Pera – Ela é eficaz no controle da hipertensão arterial, justamente por seu efeito diurético, sendo um excelente alimento tanto para hipertensos como para quem sofre com a retenção de líquidos.

Fruta do conde – Assim como o pepino, tem efeito diurético e reduz o ácido úrico do nosso corpo.

Batata Yacon – Além de dar uma ajudinha no processo de emagrecimento, essa batata pode ajudar a baixar pressão arterial e eliminar líquido acumulado por ter efeito diurético.

Erva-mate – Muitas pesquisas mostram que a folha possui ação diurética e adstringente, o que faz dela uma grande aliada para a perda de peso, pois em excesso as toxinas causam uma inflamação celular, o que leva ao ganho de peso.

*Carolina Baliere (CNR 18152), é especializada em nutrição funcional. (conquistesuavida)