Conmebol suspende joia do Palmeiras por quatro meses após gesto em protesto contra racismo

Atacante da Seleção Brasileira Sub-17 foi punido por atitude durante partida contra a Argentina; CBF recorre da decisão

Foto: Nelson Terme/CBF

A CONMEBOL suspendeu por quatro meses o atacante Eduardo Conceição, destaque da Seleção Brasileira Sub-17 e das categorias de base do Palmeiras.

A punição foi aplicada com base no artigo 149 do regulamento do Campeonato Sul-Americano Sub-17, realizado em abril, no Paraguai.

Segundo informações divulgadas pelo portal ge, a entidade também solicitou à FIFA que a suspensão tenha validade mundial, o que pode impedir o atleta de disputar competições oficiais durante o período. A Confederação Brasileira de Futebol já apresentou recurso contra a decisão.

O episódio aconteceu nas quartas de final do torneio, quando o Brasil derrotou a Argentina por 3 a 0. Durante a partida, Eduardo relatou ter sido alvo de um ato racista praticado pelo meia argentino Benítez. Segundo o jogador, o protocolo antirracismo não foi acionado pela arbitragem.

Após marcar o terceiro gol da seleção brasileira, o atacante realizou um gesto imitando um macaco em protesto contra o episódio denunciado. A atitude acabou sendo enquadrada pela comissão disciplinar da Conmebol.

O argentino Benítez também foi punido com base no mesmo artigo do regulamento. A imprensa argentina informou que a Associação do Futebol Argentino recorreu da decisão.

A suspensão dos atletas pode impactar a preparação de Brasil e Argentina para a disputa da Copa do Mundo Sub-17, prevista para novembro, no Catar.

google news
senac