Corpus Christi: Supermercados não abrem nesta quinta-feira (02) em S. A. de Jesus

Foto: Voz da Bahia

Na manhã desta quarta-feira (02), a presidente do Sindicato dos Comerciários de Santo Antônio de Jesus, Anatália Mercês falou sobre o funcionamento dos supermercados no feriado Corpus Christi que ocorrerá nesta quinta-feira (03), e enfatizou sua preocupação quanto a classe de trabalhadores nesta pandemia.

Segundo a presidente, o sindicato vem buscando medidas para proteger os trabalhadores de supermercados, já que os mesmos por estarem incluído em serviços essenciais, estão expostos a doença do coronavírus, “os supermercados não irão abrir neste feriado, enquanto não entramos em um acordo para que os mesmos sejam fechados nos domingos. A nível nacional esse serviço é essencial, mas na hora de vacinar não é. As pessoas que são contra o fechamento do mercado nos feriados, devem se unir ao sindicato para conseguir vacina para esses trabalhadores”, solicitou.

Anatalia ainda informou durante entrevista, que devido a essa exposição houve um aumento nos números de mortes na classe de trabalhadores de supermercados e afins, Com base em informações do Ministério da Economia e novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o novo CAGED, operadoras de caixa de supermercado perderam 67% de colegas no ano de 2020 (veja aqui).

De acordo com a presidenta do sindicato, é preciso que haja uma fiscalização mais ostensiva nestes estabelecimentos, “a gente vê dono de mercado sem máscara, falta álcool gel nos estabelecimentos, caixas expostos, sem placa de acrílico, precisamos ter um olhar diferenciado para essa categoria que a gente acha importante, mas na hora da vacina está ficando de fora. Enquanto não fecha domingo, não vai funcionar nos feriados”, enfatizou Mercês na Andaiá FM.