Covid-19: Bruno Reis anuncia vacinação de idosos com 67 anos no sábado e 66 no domingo

Bruno Reis anuncia vacinação de idosos com 67 anos no sábado e 66 no domingo — Foto: Reprodução / TV Bahia

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou na manhã desta sexta-feira (26), em entrevista ao Jornal da Manhã, que a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 67 anos começará na manhã de sábado (27) e os idosos com 66 anos no domingo (28).

“Com a chegada dessas novas doses, vão vir algo em torno de 60 mil doses em Salvador, isso vai permitir, e aí já vou anunciar aqui, em primeira mão, amanhã a gente inicia a vacinação dos idosos com 67 anos, uma parte pela manhã, uma parte pela tarde. No domingo, idosos de 66 anos, então vamos vacinar 67 amanhã e 66 domingo”, disse o prefeito.

Bruno Reis também falou que a vacinação dos profissionais de saúde, que foi suspensa nesta semana, deve retomar na próxima segunda-feira (29) com a inclusão de auxiliares e técnicos de enfermagem.

“Muito provavelmente, nós devemos voltar na segunda-feira com os auxiliares e técnicos de enfermagem, mas vamos depender da quantidade das doses e toda mudança que tivermos, nós vamos anunciando sempre no dia anterior, para facilitar que as pessoas possam se organizar e também a prefeitura possa oferecer o serviço tentando evitar o máximo da quantidade pessoas nas filas”, contou.

Reabertura do comércio

O prefeito Bruno Reis também adiantou que a ideia é de que os diferentes seguimentos do comércio voltem a funcionar em dias alternados. Ele antecipou o planejamento da prefeitura.

“A ideia é de que os shoppings voltem a funcionar de terça a sábado, direto, então na abriria domingo e segunda. Construção civil de segunda a sexta, sendo possível, bares e restaurantes de quarta a domingo, porque é quando eles têm o maior movimento. Então nós estamos alternando esses dias. Funcionalismo público, serviços, segunda a sexta”, disse.
“Com esses dias alternados, a gente pode aí, e com horários e abertura diferentes, uns vão abrir 7h, outros 8h, outros 9h, outros 10h, outros 11h e vão fechar 15h, 16h, 17h, 18h, a gente evitaria aí, mesmo no horário de pico, que são de 6h a 8h e 18h a 20h, que a gente tivesse aí a lotação de ônibus na nossa cidade”.

Reforço no transporte público
Bruno Reis foi questionado sobre as críticas ao transporte público de Salvador durante as medidas de restrições. O prefeito classificou a situação como o “maior problema que está sob a mesa” para ele resolver.

“[Transporte público] Hoje é o maior problema que está sob a mesa desse prefeito para resolver, inclusive posso tomar decisões nas próximas horas em relação a intervenção hoje na bacia da CSN. Nós temos um problema real, não temos ônibus, o ônibus que as pessoas rodam, a CSN que está sob intervenção, a maioria dos seus ônibus estão danificados”, disse.

“Nós já transferimos linhas para outras bacias, estamos operando com os ônibus existentes, fazemos um esforço nos horários de picos com os ônibus estocados, é verdade, mas mesmo assim não está resolvendo. Nós só vamos resolver o problema no transporte público de Salvador quando a prefeitura concluir a intervenção, conseguir operar diretamente ou contratar um operador que possa ampliar com mais ônibus”. (G1)