Covid-19: Lauro de Freitas começa a vacinar pessoas com comorbidades neste sábado

Foto: Maína Diniz / Prefeitura de Lauro de Freitas

A prefeitura de Lauro de Freitas amplia, neste sábado (1º), a lista de contemplados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Pessoas com deficiência intelectual permanente, autismo, doenças renais crônicas, pneumopatias crônicas graves, insuficiência cardíaca e cor pulmonale estão liberadas para a imunização, desde que tenham pelo menos 18 anos de idade e apresentem documento de identificação com foto e relatório médico.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) também está convocando médicos fisioterapeutas, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, auxiliar e técnico de enfermagem, auxiliar e técnico de saúde bucal, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, biomédicos e técnicos em radiologia autônomos para a vacinação. Esse público deve apresentar documento que comprove a categoria e exercício da profissão, identidade, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e documento com foto.

A aplicação da segunda dose está suspensa neste sábado (1º). O titular da Sesa, Augusto César Pereira, explicou que o município enfrenta dificuldades para aplicar a segunda dose da vacina CoronaVac, por conta do atraso do Ministério da Saúde no envio dos lotes do imunizante.

“Por isso, nesta sexta-feira, aplicamos a segunda dose apenas em pessoas com 68 anos ou mais. As demais pessoas que estão com a data no cartão para esses dias devem aguardar a chegada da vacina, sem prejuízos do processo de imunização. Fiquem tranquilos. Daremos continuidade na vacinação na medida que o Ministério da Saúde nos encaminhe essa quantidade de doses represadas”, afirmou. (BN)